Arnaldo abre Encontro Nacional de Diretores de Casas Legislativas

Viviane Menezes / Agência Assembleia
10/11/2011 13h40

A abertura do III Encontro Nacional de Diretores Gerais de Casas Legislativas – evento organizado pela Assembleia do Maranhão – foi prestigiada por diretores e autoridades de diversos estados, entre eles o presidente do Legislativo maranhense, Arnaldo Melo (PMDB), o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Augusto Sherman Cavalcanti e os diretores-gerais do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Doris Marise Romariz e Rogério Ventura Teixeira, respectivamente. O Encontro acontece nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), no auditório Fernando Falcão.

Durante a abertura do evento, o presidente Arnaldo Melo destacou a importância de trocar experiências sobre gestão na administração pública, que é algo peculiar, diferenciado do setor privado. Ele destacou que exerce cargos públicos há 21 anos, divididos entre os poderes Executivo e Legislativo, mas nada pode ser comparado à experiência de presidir uma Casa Legislativa.

“É algo extraordinário. Somos uma Casa heterogênea, que representa os mais diversos seguimentos do Estado e país em meio a um momento belíssimo pelo qual o Brasil atravessa: a consolidação da democracia. Somos o ponto de equilíbrio entre os poderes [Executivo e Judiciário]”, definiu o presidente.

Arnaldo Melo lembrou que a cada quatro anos as casas legislativas se renovam, realidade que torna o planejamento mais complicado, visto que a mudança de interesses é dinâmica. “É neste contexto que nós trabalhamos. Por isso, a troca de experiência é importante”, disse.

O diretor-geral da Câmara de Deputados, Rogério Teixeira, repercutiu as palavras de Arnaldo Melo e comentou que missão das casas legislativas de ser um ponto de equilíbrio é “tão nobre quanto difícil”.

O economista Gustavo Morelli, palestrante do evento, disse que é uma satisfação ver as casas legislativas se movimentarem em torno do planejamento estratégico, postura que  não era notada na história recente da administração pública.

Depois da abertura, iniciou o ciclo de palestras sobre “Gestão Pública e Governança”. A primeira explanação foi feita pelo ministro do TCU, Augusto Sherman Cavalcanti, com o tema “Governança Corporativa”.