AL sedia 3º Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativa

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
10/11/2011 13h51

AL sedia 3º Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativa

A Assembleia Legislativa do Maranhão sedia hoje (9) e amanhã, no Auditório Fernando Falcão, o III Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas, com o tema “Gestão Pública e Governança”. Um coquetel oferecido na noite desta quarta-feira (9) marcou a abertura do evento.

O diretor-geral da Assembleia do Maranhão, Heraldo Marinelli, falou sobre a importância do  encontro. “É muito importante essa troca de experiência onde alguns estão chegando ao fim de uma caminhada e outros iniciando suas jornadas”.

Marinelli destacou também a evolução do servidor publico de hoje, “mais presente e mais preocupado em oferecer um trabalho de qualidade cada vez mais eficiente para uma sociedade exigente e nós temos que está a altura dessa exigência”.

O ministro do TCU, Augusto Sherman Cavalcanti, comentou sobre o tema de sua palestra, “Governança Corporativa”. “Governança significa melhoria de gestão de maneira ampla, seja pública, privada ou nos poderes”, disse.

O ministro destacou a área de tecnologia da informação como a mais desenvolvida. “Os critérios de governança corporativa estão bem mais definidas na área de tecnologia da informação”, sintetizou Sherman.

O encontro tem por objetivo principal favorecer a integração das Casas Legislativas e a integração entre parlamentares e servidores, melhorando a produtividade, qualidade e economicidade dos serviços ofertados. A abertura do evento foi presidida nesta quinta-feira pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) e pelo diretor-geral da Casa Legislativa, Heraldo Marinelli.

O encontro congrega todos os diretores-gerais do país, incluindo a Câmara dos Deputados e o Senado, com temas e discussões voltadas para o fortalecimento e modernização do legislativo. No período da manhã o evento será aberto ao público, mas à tarde apenas para os participantes inscritos.

DIA 10

14h30 – Palestra Gestão Estratégica do Legislativo – Prof. Rogério Ventura Texeira – Diretor-Geral da Câmara dos Deputados

15h30 – Relatos de Experiências – Conselho Gestor de Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – Relator – Ricardo Arend Haesbaert – superintendente-geral.

Troca da Frota pelo Sistema Traid da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Relator – Celso Pinhata Júnior – Secretário-Geral de Administração.

17h – Palestra: Reforma do Poder Legislativo.

Representante da Fundação Getúlio Vargas

Protocolo – “.leg.br” – Ricardo de Oliveira Ramos

Diretor da Subsecretaria  de Tecnologia da Informação – Interlegis

DIA 11 (MANHÃ)

8h30 – Palestra – Interlegis e o Projeto de Integração do Legisltativo.

Dr. Heraldo Feitosa Tarjara – Diretor da Secretaria Especial do Interliges.

10h – Painel sobre “A Estrutura Organizacional das Casas Legislativas”

Assembleia Legislativa do Maranhão – Dr. Heraldo Marinelli – Diretor-Geral.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Dr. Eduardo Vieira Moreira – Diretor-Geral.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Dr. Celso Pinhata Junior – Secretario Geral Administrativo

DIA 11 (TARDE)

# Espaço Institucional / Assuntos Administrativos

# Assinatura da Carta de São Luís.