Audiência discute ausência de fisioterapeutas em hospitais

Gláucio Ericeira
10/11/2011 20h14

Audiência discute ausência de fisioterapeutas em hospitais

O deputado Neto Evangelista (PSDB) irá apresentar, ainda este mês, projeto de lei instituindo a obrigatoriedade da contratação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para trabalhar nas equipes multiprofissionais que atuam em todas as unidades públicas de saúde do Maranhão. O parlamentar também irá propor, junto ao Ministério Público Estadual, a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no sentido de fazer com que as Prefeituras maranhenses insiram estes profissionais nos Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As duas medidas foram anunciadas por Neto Evangelista durante audiência pública, realizada nesta quinta-feira (10) no auditório da Assembleia Legislativa, que discutiu a valorização dos terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas maranhenses. O evento, proposto pelo próprio Evangelista, contou com as participações dos deputados Dr. Pádua (PSD – presidente da Comissão de Saúde da Assembleia), Roberto Costa (PMDB), Cleide Coutinho (PSB), Francisca Primo (PT), Valéria Macedo (PDT) e Eliziane Gama (PPS); dirigentes de entidades que representam estes profissionais; além de dezenas de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e acadêmicos dos dois cursos que lotaram as dependências do auditório.

“O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional exercem um papel muito importante dentro do sistema público de saúde. São profissionais que merecem ser valorizados em todos os sentidos, como é o caso de se estabelecer salários descentes. As minhas propostas visam justamente contribuir com este processo. Continuarei ao lado estes profissionais até que, de fato, mais conquistas sejam alcançadas”, afirmou Neto Evangelista.

A audiência pública funcionou como um importante espaço para que os profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional pudessem expor as suas indignações e cobrar mais valorização. Dentre as suas principais reivindicações, destaque para abertura de concurso público, por parte do Governo do Estado e Prefeituras, para contratação de profissionais; e a elaboração de um projeto de lei que estabeleça um piso salarial para as duas categorias no Maranhão.

Membro do Conselho Nacional de Justiça e presidente da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional, José Naum, conclamou todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais maranhenses a se unirem com o objetivo de cobrar do Poder Público maior valorização. “Esta unidade refletirá não apenas em um aumento salarial, mas também na melhora da alta estima destes profissionais que tanto contribuem com o setor da saúde pública e privada”, disse.

Representante do Movimento Pela Valorização dos Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Rosana Mota elogiou a iniciativa da Assembleia em promover o debate em prol de melhorias para as duas categorias.

“Hoje, recebemos a certeza que esta Casa lutará para nos ajudar a alcançar os objetivos. Isso, sem dúvida nenhuma, é um grande avanço”.

O deputado Roberto Costa fez questão de destacar a iniciativa de Neto Evangelista em propor o debate que, segundo ele, tem que contar, a partir de agora, com as participações de representantes do Governo do Estado e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).