Haroldo Tajra anuncia programa para qualificação de vereadores

Agência Assembleia
11/11/2011 16h10

Haroldo Tajra anuncia programa para qualificação de vereadores

O diretor da Secretaria Especial do Programa Interlegis, Haroldo Feitosa Tajra, anunciou em São Luís, na manhã desta sexta-feira (11), um ambicioso projeto de capacitação, preparação e qualificação dos futuros vereadores de todo o Brasil, que serão eleitos nas eleições de outubro de 2012.

Haroldo Tajra fez o anúncio ao proferir palestra durante o III Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas, que está sendo realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ao falar sobre o “Projeto de Integração dos Vereadores”, Haroldo Tajra frisou que o objetivo principal do projeto é promover ações presenciais de ambientação de no mínimo 10.500 vereadores, que serão eleitos em outubro de 2012, em pelo menos 105 eventos a serem realizados em todas as capitais brasileiras, entre a segunda quinzena de novembro e a primeira de dezembro de 2012.

"Acreditamos que já estamos em condições de executar, pela primeira vez na história deste país, uma ação unificada de integração e treinamento básico aos vereadores eleitos em outubro de 2012", frisou Haroldo Tajra.

Esta atividade recebeu o nome de “Projeto de Integração dos Vereadores” e será promovido pelo Senado, por intermédio do Interlegis e do Instituto Legislativo Brasileiro em parceria com a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União e o Tribunal Superior Eleitoral.

As Escolas do Legislativo de todo o Brasil - já existem em funcionamento 82, em todas as capitais e algumas cidades do interior - vão representar papel fundamental neste processo, "como parceiras em nível regional para garantir maior capilaridade ao projeto, facilitando o trabalho e multiplicando a capacidade de atingir os resultados pretendidos", acrescentou Haroldo Tajra.

Ele disse ainda que o Interlegis, por promover a integração e modernização do Poder Legislativo brasileiro, será o articulador central dos esforços conjuntos de planejamento e execução dessa proposta, "cumprindo o papel que lhe cabe por obrigação decorrente do contrato de empréstimo assinado entre a União e o Banco Interamericano de Desenvolvimento".