Eliziane Gama destaca Dia da Consciência Negra na tribuna da Casa

Da Assecom/Gab. da dep. Eliziane Gama
17/11/2011 13h24

Eliziane Gama destaca Dia da Consciência Negra na tribuna da Casa

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS), subiu à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (17) para destacar a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra e falou da importância e a diversidade da cultura afro-descente. A parlamentar solicitou audiência pública sobre o Ano Internacional do afro-descendente para o próximo dia 30 de novembro às 15 horas no Plenarinho da Assembleia.

“O dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, e quero enfatizar a importância que a cultura negra tem para o Brasil, e para o nosso Estado. O Maranhão é o segundo Estado do Brasil que tem a maior quantidade de pessoas negras, é um dos estados brasileiros com maior diversidade cultural e nessa diversidade temos a cultura afro-descendente”, destacou.

Na tribuna Eliziane falou sobre os dados divulgados pelo IBGE sobre a população negra brasileira e frisou a necessidade de políticas públicas para combater a exclusão social.

“A população negra do Brasil é efetivamente muito grande. Mas infelizmente a população pobre, analfabeta, e que está na linha de exclusão econômica e social, inclui a população negra e também as mulheres pela feminização da pobreza”, lamentou.

A parlamentar também fez referência a programação da Câmara Municipal realizada pela vereadora Rose Sales com a presença do embaixador do Quênia no mês passado.

“Na visita do embaixador do Quênia a São Luís foi firmado um termo de cooperação para termos uma Casa da Amizade Brasil-Quênia-Maranhão, como já existe em outros Estados brasileiros. Através dessa Casa serão desenvolvidas várias ações de formas sincronizadas voltadas para o jovem, criança, mulher e homem negro no Maranhão”, ressaltou.