Fátima Travassos destaca atuação do Ministério Público no Estado

Agência Assembleia
22/11/2011 10h14

Fátima Travassos destaca atuação do Ministério Público no Estado

Em entrevista à TV Assembleia, a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, destacou na manhã desta terça-feira (22) a importância dos projetos que estão sendo realizados pelo Ministério Público no Maranhão. Ela explicou que, para ter uma atuação cada vez mais efetiva na sociedade, o MP maranhense acaba de elaborar o seu mais novo Planejamento Estratégico, que deverá abranger o período de 2012 a 2016.

“Este tema, para nós, é da maior importância porque, atento às exigências do presente, o Ministério Público do Maranhão aponta agora para o futuro, apresentando à sociedade a materialização do seu planejamento estratégico”, afirmou Fátima Travassos.

Ela salientou que este planejamento estratégico é um instrumento de gestão construído a partir de um movimento participativo que envolveu membros e servidores do Ministério Público.

“O importante é que conseguimos priorizar diretrizes e ações que permitissem à instituição protagonizar um salto de qualidade na prestação dos seus serviços e, assim, alcançar sua visão de futuro, ou seja, ser reconhecido como Ministério Público resolutivo e mais próximo do cidadão”, ressaltou Fátima Travassos.

Durante a entrevista, a procuradora geral de Justiça informou que, para traçar suas estratégias de ação, o Ministério Público realizou audiências públicas em cinco pólos regionais no Estado: Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Timon e São Luis para obter um diagnóstico das principais inquietações da sociedade, com a finalidade de nortear as metas e prioridades da instituição para o qüinqüênio 2012-2016.

Nestas audiências públicas regionais, foram colhidos depoimentos dos mais diversos setores da população, e neles foram identificados problemas nas áreas da saúde, educação, geração de emprego e renda, entre outras dificuldades que comprometem diretamente a qualidade de vida da população.

COMBATE À POBREZA

Além de falar sobre o planejamento estratégico, Fátima Travassos discorreu também sobre um outro importante projeto do Ministério Público, recentemente lançado: “Ministério Público do Maranhão Positivando o Desenvolvimento Humano (IDH)”. Sobre este projeto, ela explicou que o MP maranhense iniciou um trabalho que contempla os 32 municípios mais pobres do Estado.

Inicialmente, foram priorizados 11 municípios: Centro do Guilherme, Araioses, Santana do Maranhão, Governador Newton Bello, Lagoa Grande do Maranhão, Belágua, Matões do Norte, Fernando Falcão, Brejo de Areia, São Roberto e Presidente Juscelino.

Para executar este projeto, que visa contribuir na luta contra a pobreza, a Administração Superior do Ministério Público maranhense tomou como referência o trabalho desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na elaboração de seu diagnóstico do Índice de Desenvolvimento Humano da Nação brasileira, que aclarou a classificação do Maranhão como o segundo Estado com os mais baixos índices (IDH), somente à frente do Estado de Alagoas.

Ao final da entrevista, a procuradora Fátima Travassos falou sobre reivindicações apresentadas pelos servidores do MP maranhense. Ela informou que está em fase bem avançada o processo de implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores, que visa a criação de novas vagas e a valorização do servidor.

Na segunda-feira (21), Fátima Travassos fez uma visita de cortesia ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, a quem também fez uma explanação sobre os projetos elaborados para tornar mais eficiente e mais ampla a atuação do Ministério Público no Maranhão, como defensor da lei e da sociedade.