Bira pede que Governo apresente proposta e evite greve militar

Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
22/11/2011 15h33

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (22), para criticar o tratamento que o Governo do Estado vem dando aos policiais e bombeiros militares do Maranhão.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento elogiando a postura dos policiais e bombeiros na condução do movimento de reivindicações. De acordo com ele, os militares foram extremamente pacientes, flexíveis, disciplinados, transparentes e concederam todos os prazos que lhes foram solicitados em contrapartida o Governo do Estado trouxe para o Maranhão a Força Nacional.

Para o petista, as atitudes da governadora são equivocadas, comprometem as negociações já iniciadas entre Assembleia e militares, além de causarem um ônus ao Estado. “A presença da Força Nacional, 200 homens, 300 homens. Primeiro que não resolverão o problema da segurança do Estado se essas pessoas realmente paralisarem as atividades como estão anunciando. Segundo que a Força Nacional tem um custo elevadíssimo. E quem é que vai pagar essa conta? Quanto custa a manutenção de 200 ou 300 homens aqui no Maranhão, diárias, transportes, hospedagem, deslocamento tudo isso quanto custa será que seria mais fácil apresentar uma proposta aos servidores militares”, questionou.

O sentimento de indignação dos militares com o comportamento do Governo do Estado cresce a cada dia. Em reunião com o deputado Zé Carlos (PT) e líderes do movimento, Bira pôde constatar que o risco de um aquartelamento geral das forças militares é iminente. Ele ainda solicitou uma resposta célere por parte do Estado para evitar um confronto prejudicial à população maranhense.

“O meu apelo é que o Governo apresente uma proposta, que apresente e sente hoje, que discuta e que apresente uma proposta até amanhã e evite esse confronto desnecessário aqui no Estado do Maranhão. Essa é a crônica da tragédia anunciada, todos nós sabemos que irá acontecer, portanto eu faço um apelo, que o Governo repense e apresente uma proposta e evite um confronto, isso não interessa a nós”, clamou Bira.

MANIFESTAÇÃO

A associação de moradores do Alto do Turu e o conselho comunitário formado por entidades civis daquela área, pertencente ao município de São José de Ribamar, fizeram um ato público e apresentaram um caderno com algumas reivindicações. O deputado Bira se solidarizou com a manifestação e garantiu que as reivindicações da comunidade já teriam sido apresentadas ao ex-prefeito de São José de Ribamar, Luiz Fernando Silva, e ao atual prefeito Gil Cutrim (PMDB).

Reivindicações da comunidade: asfaltamento a Avenida principal do Alto Turu, apenas três quilômetros de asfalto concessões diárias institucionalizadas, praças e áreas de lazer. Conclusão da escola de nível fundamental que está até hoje desativada, perfuração de poço artesiano na comunidade que a comunidade está até hoje está sem água, melhoria de transporte coletivo da região, maior quantidade e melhor qualidade dos ônibus.