Assembleia cria Frente Parlamentar em Defesa da Segurança

Lenno Edroaldo/Agência Assembleia
23/11/2011 14h35

A Assembleia Legislativa criou a Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública no Maranhão. A proposta do deputado Neto Evangelista (PSDB) foi aprovada durante a sessão desta quarta-feira (23) e tem por objetivo promover políticas públicas e ações que visem dar segurança à população maranhense.

A instalação da Frente recebeu mais de 20 assinaturas. Ela será composta pelos deputados estaduais integrantes dos partidos políticos com representação na Assembleia Legislativa. Sua coordenação ainda será definida a partir de um entendimento com a Mesa Diretora e dos parlamentares que forem indicados por seus respectivos partidos.

O mais provável é que o próprio Evangelista integre a coordenação da Frente. Em agosto, através de outro requerimento seu, a Casa realizou, através da comissão temática de Segurança Pública, uma audiência pública em Zé Doca, onde foram discutidos os problemas de violência na cidade e em municípios do Alto Turi.

Além do próprio Neto Evangelista, na oportunidade estiveram presentes os deputados Raimundo Louro (PR), que presidiu os trabalhos da comissão, Carlos Amorim (PDT), Roberto Costa (PMDB) e Bira do Pindaré (PT).

Participaram ainda das mais de quatro horas de debates o secretário adjunto de Segurança do Estado, Laércio Costa; o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Edilson Moraes Gomes; o comandante do policiamento de área, coronel Evanildo Carneiro; o juiz de Direito da Comarca de Zé Doca, Rogério Rondon; o superintendente da Policia Civil do Interior, delegado Jair Lima de Paiva Junior; o delegado de Zé Doca, Luís Claudio de Sousa Balby; o vice-prefeito de Zé Doca, Manuel Costa Luz; o presidente da Câmara Municipal, Francisco Aldir Lima; o bispo de Zé Doca, Dom Carllo Hellen, além de representantes da sociedade civil organizada.