Bira cobra concurso para Secretaria Estadual de Saúde

icone-whatsapp
Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
23/11/2011 17h23

 

O deputado Bira do Pindaré (PT) protestou, em discurso na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (23), contra a postura da Secretaria Estadual de Saúde. O órgão público não realizou concursos para o provimento de cargos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) e hospitais estaduais.

 

O parlamentar lamentou que políticas como essa, de precarização do serviço público, são corriqueiras no Maranhão. Ele lembrou que os concursos públicos são conquistas de cidadania da sociedade brasileira e que o Maranhão contraria toda a ideologia republicana com essa postura.

 

“Acontece que aqui o que estamos vendo é a precarização do trabalho, é a precarização exacerbada, é o vício de se contratar mediante indicação de políticos e a maioria é indicação de políticos, então não podemos concordar com esse tipo de prática”, denunciou Bira.

 

O petista recordou que quando o Secretário de Saúde esteve presente na Assembleia, para prestar contas sobre a construção dos 72 hospitais prometidos pela Governadora Roseana Sarney (PMDB), Ricardo Murad afirmou que não abriria concursos públicos para o provimento de vagas. “Então de fato se rasga a Constituição Federal e a Constituição Estadual com medidas dessa natureza, por que não fazer o concurso?”, questionou Bira.

 

Bira do Pindaré ainda rebateu as declarações do Secretário que afirmou que o modelo do Governo do Estado é o mesmo do Partido dos Trabalhadores. “Não é o modelo do PT. O que ele diz que é o modelo do PT é um projeto ainda do governo do Presidente Lula que aprovou, no Congresso Nacional, a criação de uma empresa para administrar os hospitais brasileiros, os hospitais públicos. Então se é uma empresa pública, qual é a forma de ingresso numa empresa pública? É o concurso”, frisou o deputado.

 

 


Banner