Usuários de transporte coletivo cobram melhorias para o setor

Gláucio Ericeira/Agência Assembleia
23/11/2011 18h30

Usuários de transporte coletivo cobram melhorias para o setor

Discutir melhorias para o sistema de transporte coletivo que serve a Grande Ilha, em especial São Luís. Com este objetivo, a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (23), audiência pública que contou com a participação de dezenas de usuários do serviço.

Os usuários aproveitaram a oportunidade para cobrar das autoridades presentes ao evento, dentre elas o secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, Clodomir Paz, maior comprometimento no que diz respeito a atender reivindicações antigas, como a renovação da frota, colocação de elevadores para usuários com necessidades especiais, dentre outras.

“A culpa deste caos no transporte coletivo de São Luís não é apenas do prefeito João Castelo. É, na verdade, dele e dos outros gestores que nada fizeram para adequar o sistema ao crescimento urbano da cidade. Hoje, andar de ônibus é um verdadeiro martírio. Além da frota reduzida, as paradas e os terminais estão em péssimo estado de conservação”, afirmou o autônomo Paulo Ribeiro, morador do Anjo da Guarda.

A audiência pública para tratar sobre o assunto foi proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS). Também participaram dos debates os deputados Raimundo Louro (PR – presidente da Comissão de Obras e Serviços Urbanos) e Bira do Pindaré (PT); o diretor-geral do Detran/Ma, Flávio Trindade; a secretária municipal de Governo da Prefeitura de São Luís, Graça Paz; a promotora Lítia Cavalcanti (Direito do Consumidor); e o representante do Procon/Ma, Anderson Nogueira.

O presidente da Associação de Moradores da Cidade Operária, Manoel Maciel, condenou o que ele classificou de discriminação de alguns bairros por parte da Prefeitura de São Luís.

De acordo com ele, os moradores da Cidade Operária, bairro que possui mais de oito mil famílias, estão sendo prejudicados em virtude da retirada, por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SEMTUR), das duas únicas linhas de ônibus que serviam a localidade.

“Dependemos das linhas que servem os bairros vizinhos, como Vila Flamengo e Cidade Olímpica. Isso é um absurdo. É um total desrespeito com os moradores da Operária”, declarou a liderança.

Clodomir Paz fez uma breve explanação sobre os avanços do sistema de transporte coletivo. “Em menos de um ano, já implantamos mais de cem novos ônibus na frota que serve São Luís e os demais municípios da Grande Ilha. Assinamos Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e, num prazo máximo de 180 dias, divulgaremos o edital para a licitação das linhas do transporte coletivo. Continuamos investindo na melhoria da infra-estrutura dos terminais. Sabemos que ainda é preciso fazer muito, mas a administração municipal não está parada e continuará trabalhando”, garantiu o secretário.

Eliziane Gama classificou a audiência pública como proveitosa. “Ao promover o debate, dando oportunidade para que os usuários apresentassem as suas reivindicações, esta Casa, mais uma vez, cumpriu o seu dever constitucional”, disse.