AL disponibiliza carros-pipas para apagar incêndio no Rangedor

Gláucio Ericeira/Agência Assembleia
24/11/2011 16h51

A direção-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão disponibilizou, nesta quinta-feira (24), carros-pipas para controlar um foco de incêndio detectado em um trecho da Estação Ecológica do Sítio do Rangedor. Em virtude da greve decretada na noite desta quarta-feira (23), o problema não pôde ser resolvido pelos carros do Corpo de Bombeiros.

O foco de incêndio foi verificado no início da tarde e chamou a atenção devido à forte fumaça. Com o objetivo de preservar o ecossistema e, principalmente, evitar que o fogo se alastrasse, fato que poderia gerar uma situação de alto risco, a direção da AL decidiu enviar os carros pipas, que conseguiram resolver o problema.

A Estação Ecológica do Rangedor foi criada em 2005, por meio de decreto estadual, com o intuito de preservar a biodiversidade local, bem como proteger as áreas de recarga do aquífero de São Luís. Mas, ultimamente, a reserva - que é uma Área de Proteção Permanente (APP) - vem sofrendo com o aumento da degradação e com as ameaças do setor imobiliário, acrescido da possibilidade de ser construído no local um hospital da Prefeitura de São Luís.