Hélio solicita indústria para beneficiamento do coco babaçu

Da Assecom / Gab. do dep. Hélio Soares
02/12/2011 10h24

Hélio solicita indústria para beneficiamento do coco babaçu

O deputado Hélio Soares (PP) apresentou indicação solicitando à governadora Roseana Sarney providências para que sejam analisada e alocada a fonte de recursos para execução do projeto de implantação de uma agroindústria para beneficiamento integral do coco babaçu, em 160 municípios com potencial de matéria prima no Estado do Maranhão.

A iniciativa dá-se devido à necessidade de desenvolver políticas com foco a explorar as potencialidades econômicas de cada município e a região a quem pertence. Além disso, objetiva reduzir as desigualdades regionais existentes e transformar as comunidades em áreas de desenvolvimento sustentável. Hélio destaca ser fundamental um planejamento capaz de atender as necessidades das gerações presentes e não comprometer a capacidade para o atendimento das gerações futuras.

O projeto visa ainda mudar o modus operandi na cultura do coco babaçu, desde a coleta até o beneficiamento, sem, contudo desrespeitar as condições e características locais e regionais. O parlamentar destacou que as quebradeiras de coco terão um papel fundamental tanto na coleta da matéria prima como no resultado final de comercialização do produto no mercado através de cooperativas de produção. “Essa é a oportunidade de melhorar a renda para o sustento bem como melhorar a qualidade de vida dessas famílias”, salientou Hélio Soares.