Hélio solicita medidas para apurar prejuízos ao meio ambiente

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Da Assecom / Gab. do dep. Hélio Soares
06/12/2011 12h43

Hélio solicita medidas para apurar prejuízos ao meio ambiente
Foto original

 

O deputado Hélio Soares (PP), na sessão desta terça-feira (6), voltou a solicitar aos órgãos competentes - Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa,  Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Polícia Federal, ministérios públicos federal e estadual - que envidem esforços junto à Vale para apurar as responsabilidades sobre o vazamento de óleo do navio, que está ancorado no Porto da Ponta da Madeira, assim como identificar os danos ambientais causados.

 

O navio sul-coreano, da empresa STX Pan Ocean, alugado pela Vale, apresentou no último domingo uma rachadura no casco, o que estaria causando a entrada de água no lastro do Vale Beijing, uma das maiores embarcações do mundo. “Faço um alerta a todos os órgãos para que tome medidas no sentido de proteger o meio ambiente. Esta é uma questão de suma importância, tendo em vista que esse navio corre sério risco de naufrágio. Se isso vier a ocorrer os prejuízos ao meio ambiente serão incalculáveis”, ressaltou Hélio Soares.

 

Hélio Soares também destacou que o Porto poderá ficar interditado caso as medidas não sejam tomadas com urgência. Ele alertou que providências urgentes e enérgicas devem ser tomadas, senão os prejuízos serão incalculáveis, sem falar nos diversos navios que poderão deixar de ancorar na costa maranhense. “Esta Casa tem que se mobilizar; tem que mostrar a preocupação e a responsabilidade que tem por nosso Estado e com todas as instituições pertinentes a esse assunto, que é preocupante”.

 

EMBARQUES NORMALIZADOS

 

Na tarde desta terça-feira (6), a Vale encaminhou à Assembleia Legislativa a seguinte informação:

 

"O navio de propriedade da empresa coreana STX Pan Ocean e por ela operado foi retirado do Píer I no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, tendo sido rebocado para uma área de fundeio, definida pela Marinha brasileira e outras autoridades competentes.

 

Na área de fundeio, a STX Pan Ocean poderá continuar, com segurança, os trabalhos de análise dos danos e reparos do navio projetado e construído pela STX Pan Ocean. A Vale continuará acompanhando as ações que serão tomadas pela empresa.

 

As operações de embarque de minério de ferro no Píer I serão normalizadas com a próxima atracação de navio prevista para esta tarde. Durante o período em que o Píer I ficou inoperante, deixamos de embarcar 750 mil toneladas de minério de ferro".

 


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