Bira denuncia descaso da Vale com a vida humana em Açailândia

Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
06/12/2011 14h49

Bira denuncia descaso da Vale com a vida humana em Açailândia

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o tempo dos blocos da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (6), para denunciar a enorme quantidade de partículas poluentes que siderúrgicas da Vale despejam há anos na atmosfera, no povoado Piquiá de Baixo – Açailândia (MA).

Nesta quarta-feira (7), as pessoas que residem em Piquiá promoverão a "Marcha da Indignação", quando 350 famílias reivindicarão seus direitos, e o principal deles, o direito à vida.

“São 350 famílias esquecidas às margens da cidade de Açailândia, cinco siderúrgicas vomitam sua poluição há mais de 20 anos, e eles não conseguem ter respostas satisfatórias, nem da Vale, nem do Governo do Maranhão, nem da Prefeitura de Açailândia, nem do Tribunal de Justiça”, protestou Bira.

A comunidade pediu que as siderúrgicas fossem deslocadas, inclusive já conseguiu a desapropriação de uma nova área. Por força de uma liminar, os moradores de Piquiá não puderam até hoje se mudar para o novo endereço. O mais grave de tudo, de acordo com a comunidade, é que um rebanho com 50 cabeças de gado ocupa o local e impede que as pessoas possam construir suas novas casas.

“Então trocaram milhares de vidas humanas por 50 vacas, é o que acusam as lideranças da comunidade de Piquiá de Baixo. Portanto, trago aqui essa notícia, faço mais uma vez esse apelo para a gente encontrar uma solução. Piquiá é o único lugar do mundo que conheço que a gente pode enxergar o ar, porque o ar é absolutamente impróprio para a convivência humana”, condenou Bira.

DOM VILSON BASSO

A Assembleia Legislativa do Maranhão, atendendo a um requerimento do deputado Bira do Pindaré (PT), realizará nesta quarta-feira (6), às 11h, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense a dom Vilson Basso, bispo de Caxias. O evento será realizado no plenário da Casa.