Cleide destaca homenagem da Assembleia ao bispo de Caxias

Da Assecom/Gab. da dep. Cleide Coutinho
07/12/2011 14h07

Cleide destaca homenagem da Assembleia ao bispo de Caxias

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembléia, na manhã desta quarta-feira (7), para destacar a concessão, pelo Poder Legislativo estadual, do Título de Cidadão Maranhense ao bispo do município de Caxias, dom Vilson Basso.

Na oportunidade, a parlamentar cumprimentou o deputado Bira do Pindaré (PT), a quem parabenizou pela proposição da concessão do título, e aos demais deputados presentes.

Além dos parlamentares, Cleide Coutinho destacou a presença do vereador de Caxias, Leonardo Barata, que em seu nome cumprimentou a todos os caxienses presentes; do ex-deputado Afonso Barata; do ex-prefeito de Caxias e ex- deputado João Machado; do desembargador Almada Lima; do prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT); da vice-prefeita de São Luis, Helena Dualibe (PSB); do monsenhor Mendes, de Caxias, dos padres Ribamar e Luzimar Bezerra; e da diretora da Pastoral da Arquidiocese de São Luís.

Para Cleide, é um momento tão solene e de grande significado para o Estado do Maranhão e particularmente para Caxias e, como representante daquela cidade, ela não poderia ficar à margem dos atos ora desenvolvidos na concessão do título de Cidadão Maranhense ao bispo dom Vilson Basso.

A parlamentar reconhece que Basso tem sob sua orientação carismática e religiosa um contingente superior a 680 mil pessoas, portanto mais de 10% da população maranhense, que é predominantemente católica.

“Para todos nós, mais particularmente para os que residem na área de ação da Diocese de Caxias, que é constituída por 22 municípios, é motivo de grande satisfação e júbilo, participar das festas e honrarias prestadas ao ilustre pastor, que vindo de tão longe abraça o nosso Estado e aqui, dedica-se a orientar o nosso povo”, afirmou Cleide Coutinho.

Depois de sucessivas atividades no Brasil e exterior, dom Vilson Basso finalmente retornou ao Brasil e foi designado bispo da Diocese de Caxias, tendo sua missão de aceitação sido realizada em 19 de junho de 2010 na cidade que o acolheu e lhe prestou a devida homenagem aonde tem desenvolvido um trabalho missionário.

“O que mais merece destaque no trabalho realizado por dom Vilson é porque não somente está seguindo o compromisso religioso, mas também porque tem desenvolvido um trabalho que demonstra seu envolvimento com a parte social e política da população”, reconhece a deputada Cleide Coutinho.

“Desta forma quero deixar registrado minha satisfação em participar de solenidade tão marcante como esta, de concessão de Título de Cidadão Maranhense para um brasileiro que é por todo o trabalho realizado, merecedor da honraria. O Maranhão só tem a orgulhar-se de, no momento, ampliar o contingente de seus cidadãos, especialmente quando agrega uma pessoa do perfil de dom Vilson Basso”, completou.

“Estou feliz e orgulhosa de pertencer a esta Casa, que hoje confere o Título de Cidadão Maranhense a dom Vilson Basso e dizer que é com muita honra que o Maranhão o adota como filho, mais especialmente é uma honra maior para Caxias, que tem o homenageado como o seu orientador, o seu tutor espiritual”, concluiu.