Convênios: Raimundo Cutrim pede que prefeitos sejam investigados

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
07/12/2011 15h44

Convênios: Raimundo Cutrim pede que prefeitos sejam investigados

Líder de sua legenda na Assembleia Legislativa, o deputado Raimundo Cutrim (PSD) defendeu a investigação e até mesmo criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de que prefeitos maranhenses teriam sacado recursos oriundos de convênios celebrados com o governo do Estado há pouco mais de dois anos.

Esta não é a primeira vez que Cutrim aborda o tema na Tribuna. Em outras oportunidades já havia levantado a possibilidade de se realizarem investigações sobre a real aplicação destes recursos.

Nos comentários realizados durante a sessão desta quarta-feira (7), Cutrim repercutiu pronunciamento anterior do também parlamentar Marcelo Tavares (PSB), que havia tratado o tema.

“Nas falas de instalação [da CPI que investiga o destino dos recursos de convênio de R$ 73,5 mi, celebrados entre a prefeitura de São Luís e o governo do estado], eu ouvi atentamente a fala do deputado Marcelo Tavares que ele dizia haver prefeitos A, B e C que sacaram na boca do caixa valores altos. Eu diria que fiquei perplexo com a afirmação do deputado e que, se ele indicar o nome do prefeito e da maneira que foi como está específico para apuração, não tem por que não apurar também”, disse Cutrim. “A denúncia do deputado Marcelo Tavares é sumamente grave”, completou.

Porém, Raimundo Cutrim argumentou que estas denúncias devem ser alvo de uma nova CPI e não acrescentadas à que trata do convênio entre a prefeitura de São Luís e o governo do estado.

“Se isso realmente ocorreu, merece ser aprovado em outra CPI ou outra investigação, porque em cima dessa não se pode apurar nem um fato paralelo, porque essa que foi instalada hoje tem um fim específico que é apurar esse fato. Então, nós não podemos trazer fatos exteriores a uma CPI que já está dizendo que a sua apuração é exclusivamente daquilo”, concluiu.