Deputado Bira do Pindaré lamenta morte da artista Dona Teté

icone-whatsapp
Assecom/Gab. do Dep. Bira do Pindaré
12/12/2011 18h40

Deputado Bira do Pindaré lamenta morte da artista Dona Teté
Foto original

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (12), para prestar sua homenagem e condolência à família da artista popular Dona Teté.

 

Almerice da Silva Santos, 87 anos, a Dona Teté, faleceu na madrugada deste sábado (10), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo do hospital Carlos Macieira, em São Luís.

 

Seu corpo foi velado em sua residência,  na rua Guaranis,  Bairro do Barés, no João Paulo. O sepultamento aconteceu no cemitério da Pax União, em Paço do Lumiar.

 

Dona Teté é considerada a grande dama da cultura popular maranhense, responsável por tornar o Cacuriá um dos símbolos de nossa identidade cultural. Ela também era caixeira do Divino Espírito Santo, coreira de tambor de crioula, e também participava de espetáculos de teatro. Sua presença é tão forte, que tanto faz estar na praça comandando o “Cacuriá de Dona Teté”, ou no palco em um espetáculo de teatro ou ainda rezando uma ladainha numa festa popular que logo se torna o centro das atenções.

 

A dança do Cacuriá foi criada por ‘Seu’ Lauro, artista popular que foi buscar no ‘Carimbó de Caixeira’, que acontece ao final da festa do divino, a musicalidade, o movimento e a molecagem para criar uma nova forma de expressão artística popular. Mas foi Dona Teté a responsável pela divulgação e difusão da brincadeira, principalmente após o espetáculo ‘Cacuriá de D. Teté’, montado em 1986 pelo grupo Laborarte.

 

Bira lamentou a morte de Dona Teté e reconheceu sua enorme contribuição para o fortalecimento da cultura popular maranhense. “Conheci Dona Teté quando ainda era criança, brincava com seus sobrinhos pelas ruas do João Paulo. Ela era um ícone da cultura, cativava todos por sua simplicidade e irreverência.”


Banner