Antonio Pereira comemora entrega da UPA da cidade de Imperatriz

icone-whatsapp
Da Assecom/Gab. do dep. Antonio Pereira
13/12/2011 13h09

 

 

O deputado Antonio Pereira (DEM) comemorou, nesta terça-feira (13), a entrega para toda a população da região Tocantina da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Imperatriz, inaugurada às 10h da manhã de hoje (13), em clima de festa popular, pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad (PMDB).

 

Segundo o democrata, a UPA é fruto de reivindicação de sua autoria, junto ao governo do Estado, feita por meio de projeto de indicação, apresentado na Assembleia Legislativa, e prontamente atendido pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.

 

Para Antonio Pereira, a UPA demonstra o compromisso da governadora Roseana Sarney (PMDB) com a população de Imperatriz e da região Tocantina. Segundo ele, só no Hospital de Alta Complexidade de 150 leitos e no Centro Avançado em Oncologia, o Governo do Maranhão vai investir na cidade de Imperatriz R$ 50 milhões.

 

De acordo com Pereira, o governo está ampliando o Hospital Regional de São Pedro da Água Branca, e concluindo os hospitais de 20 leitos de Bom Jesus das Selvas, Buritirana, Campestre, Davinópolis, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, São Pedro dos Crentes, Senador La Rocque, Tasso Fragoso e Vila Nova dos Martírios Hospital.

 

A UPA de Imperatriz oferecerá atendimento de urgência hospitalar 24 horas, de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as de urgência, nas especialidades de clínica médica e pediatria. Na unidade serão realizados todos os exames médicos de acompanhamento, além de serviços de Raio-X, eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma.

 

Nas UPAs, o atendimento é humanizado e diferenciado, com classificação de acordo com a gravidade e estado de saúde do paciente em três cores distintas: verde para os casos menos graves, amarelo para urgências e vermelho para as emergências.

 

 As UPAs atendem desde os casos de febre e dor de cabeça até infartos e acidente vascular cerebral (AVC), com exceção dos casos cirúrgicos de emergência, como os politraumatizados, que são realizados apenas em hospitais de alta complexidade.

 

O atendimento na UPA funciona da seguinte forma: os médicos prestam socorro, estabilizam o paciente e detalham o diagnóstico. Depois, os pacientes são analisados. Se for necessário, serão encaminhados a outro hospital ou ficam em observação por até 24 horas.

 

 


Banner