Eliziane quer investigação sobre desaparecimento de jovem

Da Assecom/Gab. da Dep. Eliziane Gama
14/12/2011 19h31

Eliziane quer investigação sobre desaparecimento de jovem

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS) pediu providências na manhã desta quarta-feira (14) para o caso do jovem surdo-mudo com deficiência mental, Edivaldo Rocha, de 28 anos, que foi preso na cidade de Maranhãozinho e depois desapareceu. A parlamentar disse que solicitará a ida da comissão ao município para acompanhar de perto as investigações do caso.

Eliziane disse que a polícia agiu de forma incorreta com o jovem e ação policial não respeitou os critérios preconizados nas documentações nacionais e internacionais sobre a pessoa com deficiência. “A situação é muito séria, porque o Edivaldo deveria ter um atendimento diferenciado, a família deveria ter sido acionada. Além disso, ele deveria ser acompanhado inclusive por órgãos de direitos humanos do Maranhão, porém nada disso aconteceu”, declarou.

Na tribuna ela falou ainda sobre a necessidade de políticas públicas para as pessoas com deficiência. “Já falamos várias vezes da falta de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência no Maranhão. Hoje mais de 16% da população do Estado tem algum tipo de deficiência, e infelizmente a política de inclusão não existe”, lamentou.

Até agora a polícia ainda não tem uma explicação para o desaparecimento do surdo-mudo com deficiência mental, que foi preso na cidade de Maranhãozinho. O delegado regional de Zé Doca disse que ouviu depoimentos de pessoas que teriam visto o rapaz depois da soltura e ainda afirmou que as diligências continuam.