Assembleia entrega Medalha Manoel Bequimão ao des. Júlio Aires

Da Assecom / Gab. da dep. Eliziane Gama
15/12/2011 13h31

Assembleia entrega Medalha Manoel Bequimão ao des. Júlio Aires

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a medalha de honra ao mérito “Manoel Bequimão” ao desembargador Júlio Aires, durante sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (15). A entrega da comenda atendeu a solicitação da deputada Eliziane Gama (PPS). “É uma honra conceder esta medalha a um homem que tem dedicado sua vida ao Estado do Maranhão. Receba esta homenagem como forma de reconhecimento deste Poder e deste Estado pelo seu valoroso trabalho”, enfatizou a deputada.

Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, o desembargador Júlio Aires tem trajetória de vida dedicada à contribuição com o Estado do Maranhão, exercendo o papel de defensor da lei e professor universitário.

A sessão solene contou com a presença de vários deputados e personalidades públicas, como o juiz Nelson Rego, o desembargador Benedito Tavares, o desembargador Vicente Ferreira Lopes, e membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Durante o evento, houve apresentação de hinos da harpa cristã e canções evangélicas, além de congratulações ao homenageado.

Eliziane Gama cumprimentou o desembargador em nome do Poder Legislativo e destacou a trajetória de vida dele e o seu trabalho como defensor espontâneo, ajudando pessoas que não têm como pagar um assessor jurídico. Ela fez referência às dezenas de pessoas que são beneficiadas pelo trabalho em meio ao cenário de pobreza no Maranhão, em que pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza precisam de ajuda na área jurídica.

“A Assembleia Legislativa esta fazendo um ato de justiça honrando Julio Aires, que desenvolve um trabalho muito importante para o Estado do Maranhão como homem público e evangélico. Destaco aqui o trabalho feito de forma voluntária de assessoria jurídica gratuita que ele desenvolve”, frisou.

A deputada também lembrou que em 2002 o deputado Manoel Ribeiro apresentou pela primeira vez a intenção de conceder a medalha ao desembargador e hoje esta iniciativa foi concretizada em conjunto.

Manoel Ribeiro também parabenizou o homenageado e destacou momentos importantes na trajetória do desembargador. “Apresentei este projeto em 2002, como reconhecimento do seu trabalho”, disse.

O desembargador agradeceu a iniciativa dos dois parlamentares e fez referência à liderança e história de Manoel Bequimão. Ele lembrou que é filho de uma família simples e nasceu em um município pobre do Maranhão, mas tem dedicado a sua vida à causa pública e ao exercício de seu trabalho como magistrado, chefe de família, colaborador e cristão.  “Ao longo da minha trajetória tenho me proposto a ajudar as pessoas. Tomei por lema um principio filosófico: que o destino é marcado pelas nossas decisões”, disse o homenageado.

Com uma oração, ele encerrou os agradecimentos. “Ao único e verdadeiro Deus sejam tributadas honra e glória”, disse.

BIOGRAFIA

Júlio Araújo Aires nasceu no município de Viana e é casado com Maria José Batalha Aires, pai de 3 filhas e avô de 4 netos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, e em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Luís.

O desembargador já exerceu diversas funções e recebeu muitas medalhas no exercício da magistratura. Atingiu o ápice da sua vida pública no cargo de desembargador. É diácono da Igreja evangélica Assembleia de Deus em São Luís e consultor jurídico de membros da AD e de outras denominações evangélicas.