Deputado Dr. Pádua parabeniza Sítio Novo pelos seus 50 anos

Da Assecom/Gab. do dep. Dr. Pádua
19/12/2011 14h35

Sítio Novo (MA)  – O deputado estadual Dr. Pádua (PSD) participou neste sábado (17) das festividades em comemoração ao 50° aniversário da cidade de Sítio Novo do Maranhão (110 km de Imperatriz). Ele atende a um convite formulado pelo prefeito Carlos Jansen (PRP). Sítio Novo completou 50 anos na última quinta-feira, dia 15.

A festa começou logo cedo com a tradicional cavalgada. Desde o começo do mês o prefeito Carlos Jansen tem inaugurado diversas obras, inclusive o bloqueteamento de ruas do povoado Paciência, a construção de um posto de saúde e a recuperação das estradas vicinais que facilitam o escoamento da produção agrícola e da bacia leiteira.

Dr. Pádua assinala que neste ano solicitou à comunidade sítionovense a instalação de uma agência do Banco do Brasil; um hospital de 50 leitos ao governo do Estado; o asfaltamento da MA-275 (Sítio Novo-Amarante); recuperação asfáltica da MA-280 (Sítio Novo-Santana); a conclusão do asfaltamento da MA-280 (Sítio Novo-Montes Altos); construção de quadra poliesportiva; construção de biblioteca pública; construção de um Centro de Convivência do Idoso, bem como a perfuração de poços artesianos para Boa Esperança, Bacaba e Patins.

“Nós também solicitamos ao governo estadual recursos para a construção de um posto de saúde no povoado Boa Esperança; recuperação da estrada Paciência (já viabilizada pelo prefeito Jansen) e a recuperação da estrada do povoado Boa Lembrança”, disse ele, que enalteceu o trabalho realizado prefeito Carlos Jansen que conseguiu melhorar a qualidade de vida da população sítionovense.

HISTÓRIA

O povoamento de Sítio Novo começou em 1935, quando lá se instalaram as famílias Nascimento, Batista e Oliveira, dedicando-se eles ao cultivo cana-de-açúcar. Logo surgiram engenhos, cuja produção – rapadura e aguardente – era exportada principalmente para os mercados de Imperatriz e Grajaú. Pela Lei Nº 269, de 31 de dezembro de 1948, o povoado fundado pelos pioneiros foi elevado à categoria de vila, com denominação de Sítio Novo de Grajaú. Treze anos depois, por força da Lei Nº 2.166, de 15 de dezembro de 1961, passou à condição de cidade e sede de município.