São Luís é a quinta capital mais violenta do país, diz Cutrim

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
19/12/2011 19h36

São Luís é a quinta capital mais violenta do país, diz Cutrim
Foto original

 

 

 

O deputado Raimundo Cutrim (PSD) registrou na sessão desta segunda-feira (19) a nova posição de São Luis no ranking da violência no país. A capital maranhense agora é a 5º mais violenta do Brasil, ficando atrás apenas de Maceió, João Pessoa, Vitória e Recife. Os dados são da nova publicação do Instituto Sangari do mapa da violência 2012, desta feita trazendo dados preliminares do ano de 2010.

 

Para Raimundo Cutrim a notícia é desalentadora e o fato muito preocupante. “Na última década, de 2000 a 2010, enquanto Estados tradicionalmente violentos como São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, apresentaram decréscimo, o Maranhão foi o segundo Estado que teve o maior incremento na taxa de violência, perdendo apenas para o Estado da Bahia”, explica o parlamentar.

 

Cutrim lembrou que em 2010 o Estado do Maranhão ocupava a 21º posição.

 

Já no que se refere a capitais, o estudo mostra que São Luís foi a segunda capital onde os índices de violência mais cresceram. A capital maranhense saiu de uma taxa de homicídio de 52.3 para 56.1, muito acima da média nacional das capitais que foi de 16.82.

 

O deputado comparou os dados atuais com os de sua gestão quando esteve à frente da secretária de Segurança Pública. Ele apresentou estudos que mostraram que durante sua gestão o Maranhão ocupou a posição de Estado com menor taxa de homicídio no exame de 98, 99, 2000 e 2002 e no exame em 2001 e 2004 a segunda menor taxa do Brasil deixando o governo em janeiro de 2006 com a quarta menor taxa de violência homicida no país.

 

 


Banner