Cutrim defende ex-gerente da CEF investigado na CPI do Convênio

Cláudio Brito / Agência Assembleia
21/12/2011 11h08

O deputado Raimundo Cutrim (PSD) – membro titular da CPI que investiga o destino dos R$ 73 milhões, frutos de convênios do governo do Estado com a Prefeitura de São Luís – ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (21), para defender o ex-gerente da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) da Avenida Kennedy, José Soares Correia.

José Correia foi convocado pela pelo vice-presidente da CPI, deputado Roberto Costa (PMDB), para prestar esclarecer sua nomeação de secretário-adjunto de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Segundo Costa, a nomeação teria acontecido ainda em 2009, meses depois da celebração dos convênios investigados pela CPI da Assembleia.

Raimundo Cutrim disse serem injustas as insinuações de alguns setores da imprensa, acerca da conduta do ex-bancário. “Conheço Correia há mais de 30 anos. Até que provem o contrário, ele é um profissional de conduta ilibada. Não podemos aceitar que ninguém faça juízo de valor sobre o comportamento dele, sem ter conhecimento dos fatos”, afirmou.

Para Cutrim, é normal funcionários públicos federal pedirem licença sem vencimento de seu órgão de origem, e trabalhar em outra esfera de administração. O parlamentar lembra que ele próprio já pediu licença da Polícia Federal, onde era delegado, e trabalhou no Detran, no Ministério Público Federal e na Secretaria de Estado de Segurança Pública.

O parlamentar adianta que até o momento não existe nenhum indício do envolvimento de José Correia, no caso dos R$ 73 milhões dos convênios. Na avaliação de Cutrim, o Banco do Brasil errou ao transferir o dinheiro dos convênios para a Caixa. “A prefeitura pode ter transferido o dinheiro da CEF. Que culpa tem Correia nesse caso?”, indaga.