Estado terá R$ 8 milhões para ações contra o câncer em 2012

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
22/12/2011 12h04

Estado terá R$ 8 milhões para ações contra o câncer em 2012

O Maranhão terá garantidos, em 2012, recursos da ordem de R$ 8 milhões para serem aplicados especificamente na prevenção, tratamento e combate ao câncer. A informação foi repassada pelo deputado Eduardo Braide (PMN), em pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira (22), quando fazia um balanço de suas atividades e da Assembleia Legislativa no ano.

Estes recursos são provenientes do Fundo de Combate ao Câncer, criado pela Assembleia no primeiro semestre e de iniciativa do próprio Braide. Eles foram garantidos graças a aprovação de uma emenda na Lei Orçamentária (LOA) 2012, acontecida na sessão ordinária da última quarta-feira (21).

“A Assembleia deu uma contribuição extremamente importante. A previsão é de que no ano que vem cerca de R$ 8 milhões sejam utilizados exclusivamente em ações do combate ao câncer. São equipamentos que poderão ser comprados para que a gente possa tratar essa doença tão perversa de forma preventiva: serão mamógrafos, ressonância magnética, tomógrafos, e que poderão fazer uso desse recurso para que a gente venha na verdade de forma perene, para que a gente possa sempre combater essa doença que a cada dia vem fazendo mais vítimas”, disse o parlamentar, que lembrou a batalha árdua que muitos travam contra a doença, como os ex-presidente e vice da República, Lula e José Alencar, além de tantos maranhenses.

Em outra parte de seu discurso, Eduardo Braide ponderou a situação que envolve a reforma do aeroporto Cunha Machado, que há um ano teve as obras iniciadas, mas não concluídas. “Os prejuízos que já foram causados, tanto financeiramente ao comércio local, mas principalmente no que diz respeito à imagem do Estado do Maranhão e, principalmente, da capital, que teve que passar por todo o período da Festa Junina diante dessa situação. E aqui quero louvar a atitude do deputado Raimundo Louro [presidente da Comissão de Obras] que apresentou o requerimento de forma oficial ao ministro do Turismo, ao presidente da Embratur, ao superintendente da Infraero e ao ministro da Defesa, se não me engano, cobrando providências”, afirmou.

Outra situação crítica envolvendo a infraestrutura no Estado e lembrada pelo parlamentar foi a duplicação da BR-135, no trecho que compreende o Estreito dos Mosquitos a Bacabeira. Braide apresentou requerimento encaminhado ao ministro dos Transportes, solicitando informações sobre o andamento das obras. O objetivo do deputado é que logo no reinício das atividades legislativas, em 1º de fevereiro de 2012, as explicações sejam mostradas em Plenário.

“tudo o que foi discutido aqui é que o projeto que foi apresentado pelo DNIT teria que haver algumas correções, no que diz respeito à sondagem do trecho de Campo de Perizes. Então eu quero na verdade saber, acho que esta Casa precisa estar informada do andamento lá no Ministério dos Transportes, para que a gente não venha a ser surpreendido de forma desagradável como fomos agora no caso da Infraero, que deu um prazo, estabeleceu e agora já deu outro novamente e por fim agora pediu mais 60 dias para que fosse concluído”, finalizou.