Rigo Teles faz balanço e apresenta resultados do ano de 2011

Da Assecom/Gab. do Dep. Rigo Teles
22/12/2011 14h17

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia nesta quinta-feira (22), para fazer um balanço de suas atividades parlamentares, durante a 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura, no primeiro ano de seu quarto mandato, e apresentou resultados positivos, principalmente para a população das regiões Central e Centro Sul do Maranhão, suas principais áreas de atuação política.

Durante o pronunciamento, Teles enumerou uma série de pleitos protocolados na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, solicitando benefícios do governo do Estado, do governo federal e de outras esferas de Poder, para a população do Maranhão, notadamente os pleitos reclamados pelo povo nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.

Rigo Teles ressaltou que por meio de indicações, solicitou às bancadas maranhenses na Câmara e no Senado, o desarquivamento da PEC 13/2003 sobre a criação de municípios, o asfaltamento da BR-226 (no trecho Presidente Dutra até o povoado Baú) e a instalação de um posto de atendimento da Caixa no povoado Conceição, em Mirador.

Para a governadora Roseana Sarney (PMDB), Rigo Teles garante que solicitou, com urgência, o encaminhamento para a Assembleia Legislativa do projeto de lei, criando vagas nos quadros da Policia Militar da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, uma antiga reivindicação das três categorias.

Ao secretário estadual de Saúde, deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB), o deputado Rigo Teles informou que solicitou determinação para que a Caema implante, urgentemente, um sistema de abastecimento d’água no Bairro Ayrton Sena, no município de Imperatriz, para beneficiar mais de cinco mil pessoas.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

No setor educacional, o deputado Rigo Teles lembra que solicitou ao ministro Fernando Hadad (Educação), ao senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, e ao deputado Marco Maia (PT-SP), presidente da Câmara Federal, o apoio necessário das autoridades, para a implantação do Campus avançado da UFMA em Barra do Corda.

Teles solicitou, também, do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seeduc), e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), providências para concluir o prédio da biblioteca Farol do Saber, em Fortaleza dos Nogueiras, e implantar uma seção eleitoral na Aldeia indígena Rio Corda, uma comunidade Guajajara de Barra do Corda.

Da Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Rigo pediu providências para garantir segurança ao trânsito na BR-135, trecho da Estiva ao município de Bacabeira. Das operadoras de telefonia, o deputado cobrou o cumprimento de compromissos assumidos Oi, Tim, Vivo e Claro, durante audiência pública em Barra do Corda.

No setor de saúde, Rigo Teles garante que conseguiu com a governadora Roseana Sarney (PMDB), a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o município de Barra do Corda. Segundo ele, a UPA terá capacidade pára atender cerca de 300 pessoas pro dia e será construída antes do final do governo Roseana.

No setor de infraestrutura, Rigo anunciou que Roseana garantiu a retomada da recuperação da MNA-238, em Jenipapo dos Vieiras, e mais 100km de asfalto na MA-012,  de São Roberto a Barra do Corda. “Roseana garantiu, também, asfalto para ruas da sede de Barra do corda ,e 150 quilômetros de estradas vicinais para a zona rural”, assinalou.

SEGURANÇA E AUDIÊNCIAS

Os principais projetos de lei do deputado Rigo Teles, em tramitação na Assembleia, destacam-se o que torna obrigatória a instalação de cabines individuais nas instituições bancárias e financeiras, e proíbe o uso de telefone nos banco. Este último projeto de lei já foi aprovado e enviado á sanção da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Ainda estão tramitando na Asembleia, mas devem ser apreciados, no próximo semestre, em plenário, os projetos de que dispõe sobre a proteção e segurança dos consumidores nos estacionamento públicos e privados, e instalação de equipamentos de segurança em boates, casas noturnas e de shows de todo o Estado do Maranhão.

Nos principais requerimentos aprovados pela Mesa Diretora, Rigo Teles externou pesar pelo falecimento do servidor da Assembléia, Antonio Fernando Tavares, enviou de congratulações e reconhecimento aos bons serviços do major PM, Antonio Markus da Silva Lima, comandante do 5º Batalhão da PMMA, e reconheceu o excelente trabalho do secretário de Estado de Segurança Pública,  Aluízio Mendes.

Rigo enviou congratulação e reconhecimento ao coronel da PM, Franklin Pacheco Silva, comandante da PMMA, e nota de pesar ao deputado Leo Cunha, pelo falecimento de sua genitora, Maria Cleonice de Sousa Cunha. Rigo pediu que fosse consignado nos Anais da Asembleia a passagem do 176° aniversário de Barra do Corda, e o voto de pesar pelo falecimento do deputado federal Luciano Moreira.

Rigo promoveu duas importantes audiências públicas. A primeira, discutiu, em Barra do Corda, os problemas ocasionados pelas operadores de telefonia celular. A segunda, da Comissão de Obras e assuntos Econômicos da Assembleia, o parlamentar debateu a contratação de empresa, para locação das tendas usadas no saguão de embarque e desembarque do aeroporto Marechal Cunha Machado.