Doadores de sangue já têm direito à meia-entrada em eventos

icone-whatsapp
Agência Assembleia
09/01/2012 10h48

Doadores de sangue já têm direito à meia-entrada em eventos
Foto original

 

Os doadores de sangue regulares de todo o estado terão direito à meias-entradas em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. O benefício é possível graças à Lei 9.496, de autoria do deputado Afonso Manoel (PMDB), sancionada pelo governo em 11 de novembro último.

 

A nova lei institui que a meia-entrada [50% do valor cobrado] acontecerá quando em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do Estado.

 

No entanto, os doadores considerados regulares deverão ter registro e identificação própria através de carteira emitida pelos hemocentros e bancos de sangue maranhenses. Por sua vez, as referidas entidades se responsabilizarão pelo controle das doações de sangue, comprovando a regularidade das doações.

 

A lei de autoria do deputado Afonso Manoel tem por objetivo estimular a doação de sangue no Maranhão e surge em um momento em que a Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) passa por uma baixa na média de coleta.

 

Nos últimos dois meses, a média de bolsas coletadas ficou entre 60 a 70 por dia e a média nos meses anteriores ficou entre 150 a 180 bolsas.

 

Para doar é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 68 anos, peso acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato voluntário e também evitar alimentos gordurosos. O Hemocentro de São Luís funciona, para a doação de sangue, na Rua 5 de Janeiro, s/nº, Jordoa - de segunda a sexta-feiras, das 7h às 19h, e sábado de 8h às 12h.


Banner