Alunos de pós e técnico em Gestão têm primeira aula presencial

Agência Assembleia
10/01/2012 16h49

Ministradas pelo professor Nehemias Pinto Bandeira, foram realizadas, na tarde desta terça-feira (10), as primeiras aulas presenciais dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Públicas e Técnico em Serviços Públicos, oferecidos pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) aos funcionários da Assembleia Legislativa.

Durante a explanação, os alunos dos dois cursos, reunidos no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, das 15h às 16h e das 16h às 17h, receberam informações sobre a disciplina Ensino à Distância, suas características de aprendizagem pelo aluno adulto e modalidades de aproveitamento.

O professor Nehemias Bandeira discorreu sobre os estímulos para a autoaprendizagem e a importância de manter o permanente contato com os integrantes dos grupos de estudo, a fim de serem criados estratégias e estímulos externos para o bom rendimento.

Os alunos receberam orientações sobre como manter um bom rendimento no Ensino à Distância, o que exige, também, disciplina e organização do tempo disponível. “Qual o espaço na agenda que você destina ao seu curso? Essa é uma escolha que pode mudar a sua vida”, destacou o professor.

De acordo com o professor Nehemias, o sucesso da aprendizagem depende muito do estudante, o qual deve dar valor ao estudo  e às tarefas a serem cumpridas, fugir da recepção passiva e optar pela interação constante, planejar seus horários e gerenciar seus prazos, avaliar constantemente o desenvolvimento de sua aprendizagem, interagir sempre com tutores e professores,  dentre outros.

Outro tópico abordado pelo professor Nehemias, de fundamental importância para o bom desempenho dos alunos, é conhecer e manusear as ferramentas da internet.

A primeira aula presencial foi encerrada com informes sobre a primeira prova, que será realizada no dia 21 de janeiro, no campus da Uema, cujo horário ainda será comunicado. A próxima aula presencial será realizada no dia 13 de janeiro, no auditório da Assembleia, das 15h às 16h (pós-graduação) e 16h às 17h (técnico).