Jornalistas aprovam código de conduta do Comitê de Imprensa

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo/Agência Assembleia
11/01/2012 15h06

 

Reunidos em assembleia, os membros do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa aprovaram, nesta quarta-feira (11), o seu código de conduta profissional e respectiva comissão de ética. O documento tem por base o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e pretende estabelecer preceitos para o devido desempenho do trabalho de todos os profissionais de comunicação devidamente credenciados junto à Diretoria de Comunicação do Legislativo Estadual.

 

A plenária foi realizada em segunda chamada, nas instalações da Escola do Legislativo, e conduzida pela presidência do comitê. Nela discutiram-se os vários aspectos que compõem o código, tirando dúvidas e realizando sugestões em relação ao texto original. Dentre estas observações ficou estabelecido que a escolha para os três membros da comissão de ética será realizada no dia 2 de fevereiro. A referida comissão será eleita por voto direto, secreto e universal dos profissionais devidamente credenciados junto à Diretoria de Comunicação da Casa. Ela será eleita a cada dois anos, tendo mandato coincidente com o do Comitê de Imprensa.

 

Além de estabelecer a forma como a comissão de ética deve funcionar, o código de conduta profissional teve por base em sua elaboração o estabelecimento de preceitos para que não sejam colocados em risco a integridade das fontes; o direito à intimidade, privacidade, honra e imagem do cidadão; além de estabelecer parâmetros para que sejam estabelecidas relações de respeito e solidariedade no ambiente de trabalho.

 

O texto aprovado também formula parâmetros sobre como a comissão de ética deve trabalhar, todas as vezes que for acionada.

 


Banner