Não adesão da Uema ao seletivo do Enem preocupa parlamentar

icone-whatsapp
Da Assecom / Gab. do dep. Hélio Soares
06/02/2012 11h04

 

O deputado Hélio Soares (PP) apresentou indicação requerendo à Mesa Diretora da Asssembleia Legislativa que encaminhe ofício ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, solicitando informações sobre a não adesão daquela universidade ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O parlamentar destacou que centenas de instituições de ensino federal do país aderiram ao Enem como forma de seleção de candidatos para ingresso ao ensino superior. Citando frase do escritor Paulo Freire, o parlamentar disse que “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.

 

Hélio Soares destacou que o ensino superior vem passando por mudanças que ensejam olhar para a educação como elemento propulsor de desenvolvimento, além disso, no mundo há uma constante valorização da democratização do ensino. Ele lembrou que o Brasil é um exemplo.

 

“A educação superior carece de cuidados, haja vista a forma como cresceu a oferta desse tipo de ensino. É compreensível a necessidade dessa expansão, mesmo assim inspira cuidados no que se refere à qualidade do ensino” disse Hélio Soares, frisando que as instituições de ensino superior no Brasil devem cuidar para que os cursos oferecidos acompanhem os anseios da população e o mercado.

 

Finalizando, o parlamentar disse que o papel de cada instituição de ensino superior é promover educação, paz social, respeito aos direitos humanos, multiculturalidade, justiça social e o respeito às minorias fazendo do Brasil um país mais justo.

 

 


Banner