Bacelar garante que governo não fecha escolas em municípios

Waldemar Têrr / Agência Assembleia
07/02/2012 10h41

O deputado Magno Bacelar (PV) garantiu, na sessão desta terça-feira (7), que o governo do Estado não está fechando escolas nos municípios, mas apenas repassando a gestão das unidades do ensino fundamental que ainda estavam sob controle estadual para os prefeitos. Bacelar garantiu que a medida vai permitir que a governadora Roseana Sarney (PMDB) se dedique apenas ao ensino médio, com maiores investimentos e melhorias no setor.

A garantia foi dada pelo deputado do PV por conta de denúncia do deputado Rubens Júnior (PCdoB), de que o Estado estaria fechando escolas pelo interior do Estado. Magno Bacelar citou que o governo do Estado já firmou parceria com vários municípios, repassando as escolas do ensino fundamental, a exemplo de Imperatriz e mais recentemente Itapecuru-Mirim, onde o prefeito Júnior Marreca é o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Magno Bacelar elogiou a Secretaria de Educação do Estado e a governadora Roseana Sarney pela medida, e assegurou que os municípios estão aptos a gerir as escolas de ensino médio que receberem. O parlamentar afirmou que nos governos anteriores não havia interesse em repassar para as prefeituras essas escolas, por conta de não quererem abrir mão dos prédios e dos recursos.

Magno Bacelar revelou que Chapadinha possui duas mil crianças em escolas do ensino médio do Estado e contou que quando foi prefeito do município precisou construir 60 escolas, por que a maioria era de palha.