Valderez Melo faz balanço das ações do Gedema no ano de 2011

Leno Edroaldo / Agência Assembleia
09/02/2012 14h38

Valderez Melo faz balanço das ações do Gedema no ano de 2011

A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Valderez Melo, considerou extremamente positivo o grupo de ações realizadas pela entidade no ano passado (2011). A afirmação aconteceu durante entrevista concedida ao programa Portal da Assembleia, nesta quinta-feira (9).

Durante o balanço, a presidente fez questão de agradecer o trabalho não só dos membros da instituição, como também de todo o corpo da Assembleia Legislativa, além dos parceiros que contribuíram para a realização das atividades.

A presidente iniciou sua avaliação falando sobre a Cantata Natalina, evento que reuniu todos os setores que compõem a Casa e convidados no final do ano passado, em um grande momento de confraternização.

Outros pontos destacados foram as campanhas na área de saúde voltadas para o público feminino. “Em 2011 comemoramos o Dia Internacional da Mulher com uma série de atividades, iniciando uma campanha de prevenção ao câncer ginecológico, que conseguiu uma alta adesão de nossas servidoras. Além disso, realizamos uma celebração ecumênica durante a Páscoa e no Dia das Mães, realizamos uma programação toda especial no Clube da Assembleia. Por isso, quero aqui agradecer o esforço de todos que contribuíram, desde as esposas dos deputados, passando pelos servidores da Assembleia, os deputados e parceiros. Cada um contribuiu da forma que pode para o sucesso dessas atividades”, afirmou Valderez Melo.

Uma das ações que agradaram bastante durante o ano com certeza foi o Arraial do Gedema, ao reunir um grande número de atrações culturais nas instalações da própria Assembleia. “Foi um momento extremamente agradável, com a participação de todos os servidores, dos diretores, deputados(as) e que esperamos repetir em 2012, com mais sucesso ainda”, disse.

Na parte relativa à educação, Valderez Melo destacou a Colônia de Férias, que reuniu os filhos dos servidores no Clube da Assembleia para a realização de uma série de atividades esportivas e lúdicas. “Este foi outro momento importante, idealizado pelo cerimonial, onde as crianças puderam praticar esportes, diversas oficinas, dança, enfim... as crianças ficaram maravilhadas e isso nos deixa muito feliz”.

Ela também destacou o aumento no número de crianças matriculadas na Creche Escola Sementinha, que passou de 182 em 2011, para 232 alunos em 2012. “Atendendo a sugestões, houve um maior atendimento na área da creche, com crianças de dois a quatro anos”.

Os servidores também foram contemplados com uma série de iniciativas, representadas principalmente nas comemorações do Dias dos Pais e do Dia Internacional do Idoso, realizando uma interação entre os funcionários da ativa e os já aposentados. “Nesses momentos tivemos a oportunidade de homenageá-los pelo serviço valoroso que prestaram à Casa ao longo dos anos”, acrescentou.

GRUPO DE ESPOSAS

Durante a entrevista a presidente do Gedema também falou sobre a saudável convivência entre as integrantes do grupo e como é elaborado o planejamento de ações. “Nós nos reunimos bimestralmente para avaliar o desempenho do Gedema e somos formados por educadoras, médicas, empresárias, advogadas, por exemplo. Todas estas pessoas têm uma visão de mundo diferente e contribuem de forma positiva”, disse.

Este debate reflete principalmente no desenvolvimento das atividades do Programa Sol Nascente, que realizou visitas e momentos de lazer a diversas instituições beneficentes; comemorações de aniversários dos servidos da AL e ações sociais, principalmente na Cidade Olímpica.

Sobre 2012, Valderez Melo disse que o planejamento será feito a partir do dia 29, quando acontece a primeira reunião.