Deputado Zé Carlos do PT cumpre agenda parlamentar em Brasília

Da Assecom/Gab. do dep. Zé Carlos do PT
13/02/2012 15h24

O deputado Zé Carlos do PT cumpriu agenda parlamentar em Brasília, no último final de semana. Dentre as atividades de destaque, estão os compromissos com o Partido dos Trabalhadores, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e Casa Civil.

CAIXA

O parlamentar foi recebido pela superintendente Nacional de Habitação Rural da CaixaNoemi Lemes. O assunto em pauta foi a realização de um seminário, que deverá acontecer no mês de abril, em São Luís, que tratará do Programa Nacional de Habitação.

O objetivo do evento é o de reunir prefeitos maranheses, por meio da Famem, membros da Fetaema, Fetraf, MST, Iterma, Sedagro, Suhar, CEF e Ministério das Cidades para discutir sobre o funcionamento do programa.

Com a explanação, as lideranças municipais e entidades que atendem às associações de comunidades rurais terão noção de como tornar a adesão ao “Minha Casa, Minha Vida”, por meio do PAC 2, de forma mais célere e com benefícios ampliados.

O mandato do deputado Zé Carlos irá oficializar o planejamento do seminário com a entrega de um requerimento junto à CEF/MA. A respeito desse tema, o parlamentar também esteve reunido com o secretário nacional de Habitação, César Ramos, do Ministério das Cidades.

CASA CIVIL

Quem esteve com o deputado Zé Carlos foi a secretária em exercício da Secretaria de Assuntos Federativos, Francisca Carvalho. Eles articularam a vinda a São Luís da coordenadora regional Nordeste da SAF, Regina Ramos, prevista para o final deste mês.

A coordenadora realizará um workshop destinado aos prefeitos do estado, abordando os programas federais existentes hoje que privilegiam os municípios.

A atividade será feita em parceria com o governo federal, Secretaria de Assuntos Institucionais do Governo do Estado, além do mandato do parlamentar petista.

Na ocasião também ocorreu uma reunião preparatória para uma agenda que deverá ser realizada no dia 6 de abril, em Brasília, entre o deputado Zé Carlos, lideranças do Movimento Pró Emancipação e a ministra Ideli Salvatti.

FESTA DO PT

No sábado (10) o PT completou 32 anos. O deputado Zé Carlos do PT participou integralmente da programação do partido. O parlamentar dedicou um dia inteiro a uma atividade com o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi e ao Encontro Nacional de Prefeitos e Deputados Estaduais, através da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais, coordenada pelo deputado Geraldo Magela.

O encontro contou com mesas de debates e foi encerrado com uma grande plenária com todos os participantes para debater as estratégias políticas para a disputa eleitoral 2012.

Dentre as deliberações do evento, ficou decidido que haverá ainda este ano um Congresso Nacional de Deputados Estaduais, da mesma forma que haverá também uma reunião com a ministra Ideli Salvatti, juntamente com as lideranças petistas, em cada Assembleia Legislativa do país. O objetivo é retomar a discussão da PEC que restabelece as prerrogativas das Assembleias (pacto federativo).

A partir das reuniões com Ideli Salvatti, derivarão outras reuniões entre deputados petistas e ministros de Estado do partido, com o intuito de compartilhar experiências e fortalecer as bases do PT.

Também foi definido no encontro que será criado um fórum virtual destinado aos líderes de bancadas. Nesse espaço estará disponível um banco de dados contendo projetos que serão visualizados por todos os participantes.

Outra decisão diz respeito a presença da bancada dos deputados estaduais do PT no Encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que deverá ocorrer entre final de maio e início de junho deste ano, no Rio Grande do Norte.

Para isto, foi criada uma comissão nacional de deputados estaduais, com a finalidade de gerenciar as agendas dos parlamentares e definir as datas dos próximos encontros. A meta é marcar reuniões concomitantes às dos diretórios do partido. Para que haja rotatividade nas coordenações da comissão, serão feitas eleições anuais.