Léo Cunha quer garantir segurança no funcionamento de curtumes

icone-whatsapp
Da Assecom / Gab. do Dep. Léo Cunha
13/02/2012 16h27

 

O deputado Léo Cunha solicitou ao superintendente de Regional do trabalho, Allan Kardec Alves Ferreira, providências imediatas para fiscalizar todos os curtumes (lugar onde é feito o processamento de couro) em funcionamento no Estado do Maranhão. A indicação foi aprovada na sessão da última quarta-feira (8).

 

A iniciativa do parlamentar foi motivada pelo acidente ocorrido em um curtume na cidade de Bataguassu (MS), onde quatro pessoas morreram e 16 foram internadas vítimas de intoxicação, decorrente da liberação de uma massa de gás ácida (à base de sulfidrato de sódio) no local de trabalho.

 

“Queremos ter a certeza de que esses estabelecimentos estão cumprindo com os procedimentos básicos de segurança, que impeçam que algo parecido possa acontecer no Maranhão,” justificou o parlamentar.

 

De acordo com Léo Cunha, a fiscalização deverá se pautar em itens como a organização do ambiente de trabalho, normas de segurança e higiene, capazes de garantir a integridade física das pessoas que ali trabalham diariamente.

 

 BATAGUASSU

 

Sobre o acidente ocorrido em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros constatou que ocorreu o descarregamento de 10 mil litros de um agente à base de sulfidrato de sódio, armazenado em um dos tanques instalados no curtume. Ainda de acordo com a  corporação, houve uma reação química com uma substancia ora desconhecida, formando uma massa de gás acida que intoxicou os trabalhadores.  Além dos quatro mortos, outras 16 pessoas foram internadas em estado grave.

 

O fato chamou a atenção de Léo Cunha, que após ter tido sua indicação aprovada pela Mesa Diretora, na sessão de ultima quarta-feira (8), aguarda que o superintendente do Trabalho tome as providências solicitadas por ele, a fim de atestar se os curtumes do Maranhão oferecem a segurança necessária a seus funcionários.


Banner