Hélio Soares pede recuperação da MA-014 e da estrada do Arroz

Da Assecom / Gab. do Dep. Hélio Soares
15/02/2012 13h47

Hélio Soares pede recuperação da MA-014 e da estrada do Arroz

O deputado Hélio Soares (PP), em discurso proferido na sessão desta quarta-feira (15) na tribuna da Assembleia Legislativa, lamentou o estado de conservação da MA-014, que devido às fortes chuvas dos últimos dias, está prestes a ser cortada. Ele fez um alerta ao secretário estadual de Infraestrutura, Max Barros, para que envide esforços no sentido de recuperar emergencialmente essa estrada que, inclusive, já passou por várias reformas. O parlamentar também defendeu a recuperação da Estrada do Arroz, localizada na Região Tocantina.

“Precisamos emergencialmente prestar socorro ao povo da Baixada Maranhense. Essa estrada, que é o pulmão econômico da região, liga dois estados: Maranhão e Pará. Se a MA-014 for cortada causará danos incalculáveis à população, disse Hélio Soares, afirmando que irá conversar pessoalmente com o secretário Max Barros para que a sua pasta dê prioridade à recuperação da estrada que é de fundamental importância para mais de 40 municípios. “Sei que as intenções do secretário Max Barros são boas,  responsáveis e dignas, mas nós precisamos dar uma prioridade a este assunto”.

ESTRADA DO ARROZ

Hélio Soares também fez um apelo quanto à recuperação da Estrada do Arroz, principal via pela qual sai a produção da região Tocantina. Essa estrada liga os municípios de Vila Nova dos Martírios a São Pedro da Água Branca. Segundo o parlamentar, se não forem tomadas as devidas providências, essa estrada vai ser cortada em trechos localizados, devido às fortes chuvas.

Ele também afirmou que entrará em contato com os deputados do Pará, Alessandro e Guerreiro, para que o governo do Pará assuma o compromisso de asfaltar 6 (seis) quilômetros do povoado paraense Carne de Sol, ligando a São Pedro da Água Branca, através de uma ponte.

LIMITES

O parlamentar também demonstrou preocupação em relação aos limites dos municípios de Paragoaminas e São Pedro da Água Branca, tendo em vista que recentemente foi divulgado que São Pedro fica dentro do território do Pará. Ele, inclusive pediu à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia que verifique essa questão, pois, segundo ele, o prefeito daquele município terá muitos problemas para levar os seus projetos adiante.

“Nós temos que criar mecanismos para que possamos entrar num acordo que não afete uma coisa que já está posta há mais de 15 anos. Os dois Estados – Pará e Maranhão - já estão com os seus projetos adiantados, pois são duas cidades importantes:  Paragoaminas,  para o Pará e, São Pedro da Água Branca, para o Maranhão”, afirmou Hélio Soares.