Amorim: segurança pública em Imperatriz deve ser prioridade

Waldemar Têrr / Agência Assembleia
15/02/2012 15h30

O deputado Carlos Amorim (PDT) pediu, na sessão desta quarta-feira (15/02), que o governo do Estado priorize ações que possam reduzir a violência na região Tocantina, em especial a cidade de Imperatriz.

Durante o pronunciamento, Amorim contou que ocorreu nesta terça, em Imperatriz, um encontro organizado por juízes das Varas Criminais do município, que contou com a presença do Ministério Público, lideranças comunitárias, vereadores, OAB e representantes da sociedade civil organizada; todos reunidos no Plenário do Fórum Henrique de La Roche, para discutir a situação precária da segurança na região e cobrar ações imediatas do ente competente: o governo estadual.

O deputado afirmou que as autoridades e lideranças discutiram com profundidade a situação precária do sistema de segurança pública no município, onde está em andamento as obras de uma grande penitenciária, cuja inauguração deveria ter ocorrido no final do ano passado.

“Lamentavelmente, foi solicitada uma prorrogação, tendo em vista a incapacidade da construtora de entregar esta importante obra no tempo que havia previamente anunciado”, declarou Amorim.

De acordo com o parlamentar, a discussão também abordou a necessidade de renovar o aparelhamento da Polícia Civil, incluindo a disponibilidade de mais viaturas e mais policiais; bem como a ampliação, nos mesmos moldes, da estrutura da Polícia Militar.

Segundo Amorim, Imperatriz cedia o 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar), que tem uma atuação regional, com número de contingente policial muito inferior às reais necessidades da região. “Nos últimos meses tem ocorrido um índice assustador de homicídios em Imperatriz”, declarou o deputado, acrescentando que, nos últimos dias, os casos de violência só aumentaram.

Para Amorim, o Poder Judiciário provocou o encontro para sensibilizar o governo do Estado sobre a necessidade urgente de voltar suas atenções para o município de Imperatriz e região, priorizando ações na área do Sistema de Segurança Pública.

O pedetista revelou que o encontro resultou na elaboração de uma carta a ser entregue à governadora Roseana Sarney (PMDB) e ao secretário de Segurança, Aluísio Mendes, assinada por juízes, promotores, advogados, representantes da OAB, empresários e a sociedade civil organizada. “Elaboraram uma carta relatando todos os fatos e as necessidades para que o Sistema de Segurança Pública possa funcionar melhor em toda Região Tocantina”.