Washington Oliveira realça história do Parlamento maranhense

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
16/02/2012 16h39

 

O vice-governador  Washington Oliveira(PT) representou a governadora Roseana Sarney(PMDB) durante Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira(16), em comemoração aos 177 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão.

 

Em seu discurso, o vice-governador destacou a passagem dos 177 anos de instalação do Poder Legislativo maranhense como uma data histórica para o Estado. “Esta é uma data cívica que deve ser comemorada em todo o Estado por todos aqueles que estão envolvidos diretamente com o Poder Legislativo Estadual e Municipal”, sugeriu.

 

Washington Oliveira disse que o governo do Estado sente-se honrado pelo apoio que recebe da Assembleia Legislativa do Maranhão e pelo trabalho que o Parlamento realiza em beneficio da população maranhense, por meio de seus deputados, cujos mandatos representam o povo das mais diversas regiões.

 

Washington Oliveira ressaltou que o governo do Maranhão entende que é necessário fortalecer, cada vez mais, a relação entre o Poder Executivo e o Legislativo, “porque, dessa forma, o maior beneficiado será o povo do nosso Estado, que ganhará com a legislação forte, que melhore a vida do cidadão maranhense e resgate a sua dignidade”.

 

HISTÓRIA

 

O vice-governador destacou também os fatos mais relevantes da história da Assembleia, como a transferência da sede do Poder Legislativo para o edifício na  rua do Egito, em 1985, onde permaneceu por 123 anos, numa trajetória que foi marcada por lutas e vitorias, como se verificou em 64, com a deposição do presidente João Goulart; fato que repercutiu fortemente na Assembleia Legislativa do Maranhão com a cassação de mandatos, prisões, ameaças e torturas de deputados.

 

Ele destacou também o ano de 1984, especificamente na eleição dos delegados estaduais que votariam no colégio eleitoral para a escolha do sucessor do João Figueiredo, quando a Assembleia Legislativa viveu momentos de agitação, com a presença de seguranças armados de metralhadoras e fuzis, momento que acabou ganhando as páginas dos grandes jornais do país e espaço nas principais redes de televisão.

 

“A ação independente e autônoma dos três Poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário] é fundamental para a consolidação de um sistema democrático que todos nós brasileiros buscamos permanentemente construir em nosso país” finalizou.

 

O vice-governador citou ainda personalidades que se eternizaram através da história da Assembleia Legislativa do Maranhão, como João Lisboa, Sotero dos Reis, Odorico Mendes, Benedito Leite, Genésio Rego, Tarquino Lopes, Barbosa de Godois, Viriato Correia, Lino Machado, Rosa Castro, Zuleide Bogeia, Fernando Viana, Orlando Leite e Erasmo Dias e dentre outros.

 

Ele destacou também nomes de parlamentares que ocuparam o cargo de presidente da Casa, como Dom Marco Antônio de Sousa, intelectual de renome internacional; Luis Antônio Vieira da Silva, detentor do titulo de visconde, Gentil Homem de Almeida Braga, promotor público magistrado, jornalista e poeta; Ivar Saldanha, que além de deputado foi prefeito de São Luís e governador do Maranhão; Alexandre Costa, deputado e senador da República; Osvaldo Nunes Freire, também ex-governador do Maranhão.

 

Washington Oliveira também destacou nomes de ex-presidentes que delinearam a história recente do parlamento estadual, como Ricardo Murad, que ampliou o patrimônio mobiliário e restaurou três edifícios coloniais anexos ao prédio principal (na Rua do Egito); o deputado Manoel Ribeiro, que presidiu o Legislativo pelo maior tempo ininterrupto, de 93 a 2003, “deixando significativa contribuição a esta Casa”; Carlos Alberto Milhomem, que teve como marco da sua gestão a aprovação do código de ética e decoro parlamentar o novo Regimento Interno e a ordem de serviço para construção do novo prédio; o saudoso João Evangelista, que se destacou pela gestão inovadora, ampliando os canais de comunicação do Poder Legislativo estadual com a sociedade, além da construção e inauguração nesta moderna sede do Poder Legislativo; Marcelo Tavares.

 

“Enfim, todos contribuíram para o crescimento do Maranhão. E concordo com o que disse o desembargador Milson Coutinho, esta legislatura [presidida pelo deputado Arnaldo Melo] também é um marco na história da Assembleia Legislativa do nosso Estado”, finalizou Washington Oliveira.


Banner