Marcelo pede apoio para aprovar convocação de Aluísio Mendes

icone-whatsapp
Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
28/02/2012 11h15

Marcelo pede apoio para aprovar convocação de Aluísio Mendes
Foto original

 

 
Primeiro orador do dia na Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Tavares (PSB) solicitou aos demais membros da Casa empenho na aprovação do requerimento que convoca o secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes. O objetivo é que o gestor apresente explicações sobre os índices crescentes de criminalidade no Estado, principalmente na região metropolitana.
 
 
“Todos os jornais noticiam, todos os dias, o crescente número de homicídios no Maranhão. E no carnaval nós tivemos aí um crescimento ainda maior, com mais de 16 homicídios nesse curto período na cidade de São Luís. Então nós temos que cobrar a volta do funcionamento do Estado”, disse Tavares. 
 
 
O líder de oposição utilizou os argumentos de outro parlamentar, Raimundo Cutrim (PSD), que constantemente tem criticado as ações do secretário de Segurança. “Quero aqui me somar ao protesto do deputado Raimundo Cutrim que chama a sociedade, chama esta Casa a um enfrentamento, para que nós possamos discutir essa questão. Então eu tomo aqui a iniciativa de chamar o senhor secretário Aluísio Guimarães para prestar os esclarecimentos necessários, para mostrar o que a Secretaria está fazendo ou deixando de fazer, para falar também da não contratação de novos policiais militares; muito se fala em concurso e pouco acontece. Esta Casa não pode ficar assistindo ao crescimento da criminalidade no Maranhão. Chega de incompetência!”, afirmou. 
 
 
Também como forma de reforçar a convocação, o deputado lembrou a promessa da governadora Roseana Sarney, quando foi empossada em 2009, sobre os investimentos na pasta. “Lembro-me aqui quando a governadora tomou posse e no discurso, na tribuna, disse que os maranhenses voltariam a sentar na porta de suas casas com tranquilidade no final das tardes. Se não roubaram as cadeiras, mataram os maranhenses que tiveram esta ousadia”, disse. 
 
 
“Então senhores deputados, senhoras deputadas, para dar um fim ou pelo menos termos oportunidade de debater o sistema de segurança pública no maranhão, eu queria que esta Casa aprovasse esta convocação, e não rejeitasse. Porque se rejeitar a convocação do secretário está mostrando que a bancada do governo está do lado do crescimento da criminalidade, porque não quer enfrentar a questão, aguenta o sistema inoperante e incompetente, deixando a população do Maranhão a mercê dos criminosos e bandidos”, concluiu.
 
 

Banner