Deputada Cleide Coutinho destaca Campanha da Fraternidade 2012

Da Assecom/Gab. da dep. Cleide Coutinho
29/02/2012 12h46

Deputada Cleide Coutinho destaca Campanha da Fraternidade 2012

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (29), para compartilhar com todos seus sentimentos de admiração e de respeito pela 49º Campanha da Fraternidade 2012, que foi aberta em Brasília (DF), na Sede da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dia 22, e tem como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a Terra”.

A deputada frisou que na carta que o papa Bento XVI endereçou à CNBB constava uma grande verdade: o paciente sofre mais pela solidão e pelo abandono do que pela própria doença. "E posso dizer que essa verdade se aplica não só ao Maranhão, mas, infelizmente, a todo o Brasil", declarou Cleide Coutinho.

A parlamentar lamenta que, infelizmente, faltam hospitais equipados e funcionando plenamente, e o que é pior: também faltam equipes médicas e equipes multidisciplinares, como enfermeiros.

A deputada questionou que cortes na área da saúde aconteçam em todas as esferas, não só na federal (R$ 5 bilhões), como também na estadual, que deixa de repassar o mínimo já estabelecido para os municípios, que seria de 12% dos impostos de competência do Estado.

CAXIAS CASTIGADA

Exemplificando o caso de Caxias, Cleide citou, com muita tristeza, as dificuldades enfrentadas pelo gestor municipal e secretário de saúde daquela cidade, quando não conseguem atender a contento a mais de 1,25 milhão de pessoas provenientes daquela macrorregião, como era feito na época do governo Jackson Lago. Segundo a deputada, o atual governo deixou de repassar mais R$ 20 milhões, considerando que o repasse era de R$ 600 mil por mês, e, multiplicado esse valor por 34 meses, obtem-se a soma de R$ 20,4 milhões.

Cleide Coutinho comentou que, em contraposição, a macrorregião de Imperatriz, com muito merecimento, recebeu do Estado a importância de mais de R$ 80 milhões em 2010, e R$ 87 milhões em 2011.

“Se não fosse a ajuda do senador e ministro Edison Lobão (PMDB), não sei quantas pessoas já teriam morrido por falta de atendimento médico. E é por isso que não me canso de agradecer ao ilustre ministro Edson Lobão pela sua conduta coerente e responsável, quando enxerga e trabalha pelo povo que o ajudou a se eleger e tem demonstrado este fato quando não mede esforços para ajudar não só a Caxias, mas também a vários outros municípios”, declarou.

Conduta que, na visão da deputada, deveria ser seguida pela governadora, que recebeu 44,31% dos votos (29.426 pessoas),  e nada fez por aquela região, inclusive a própria MA-034, que tanto necessita de recuperação e repavimentação, nunca recebeu nenhuma atenção do secretário de Infraestrutura Max Barros,o que tem ocasionado muitos óbitos.

RESIDÊNCIA MÉDICA

“Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, Caxias hoje tem funcionando uma Residência Medica, que foi aprovada depois que o MEC visitou as instalações e os equipamentos daquela cidade e aprovou os serviços que ali funcionam plenamente nos três hospitais e nos postos de saúde, numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias e a Universidade Estadual do Maranhão.

A deputada concluiu seu pronunciamento demonstrando fé e esperança de que haja ainda uma mudança, lendo trechos do hino da Campanha da Fraternidade de 2012, que dizem: “Ah! Não é justo, meu Senhor, ver o teu povo em sofrimento e privação quando há riqueza! Com tua força, nós veremos mundo novo (Cf. Ap. 21,1-7), com mais justiça, mais saúde, mais beleza!”.