Luciano Leitoa denuncia fechamento de três escolas em Timon

Agência Assembleia
29/02/2012 13h22

Luciano Leitoa denuncia fechamento de três escolas em Timon

O deputado Luciano Leitoa (PSB) denunciou nesta quarta-feira (20), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que o gestor da educação do município de Timon —seguindo orientações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) — mandou fechar as escolas Bandeirantes, Eugênio Cunha e Aluísio de Azevedo, prejudicando o ano letivo de milhares de estudantes.

Segundo Leitoa, a justificativa da Secretaria de Educação para o fechamento é que não existe ação nas escolas,    e o governo do Estado está tentando otimizar os custos elevados da educação, em decorrência do prejuízo de boa parte dos alunos que dependem do ensino do Estado para a sua formação.

Luciano garante que o próprio gerente regional de Timon — em ofício ao Ministério Público, que deu entrada em uma ação, questionando o fechamento das escolas — alega que ele está seguindo as orientações do Governo do Estado, referente à redução de custos no Maranhão com as escolas públicas estaduais.

Para o deputado, a medida do governo do Estado foi desastrosa, pois ocasionou, inclusive, a evasão centenas de alunos do município de Timon para a cidade de Teresina, que já enfrenta a problemática dos doentes do Estado do Maranhão, que diariamente são mandados para fazer tratamento de saúde no vizinho Estado do Piauí.

Leitoa observa que, apesar de Timon ter o maior excedente do número de professores da rede estadual, estão fechando as escolas do município. Segundo ele, os pais de alunos não foram comunicados do fechamento das escolas, e entraram em contato com o Ministério Público, que protocolou uma ação, pedindo que as escolas sejam reabertas.

No final do pronunciamento, Luciano pediu o apoio do líder do governo, deputado César Pires (PSD), e dos deputados Edilázio Júnior (PV) e Alexandre Almeida (P T do B) para resolver o problema. Ele destacou que, além de líder do governo, o deputado César Pires é professor; Edilázio Júnior e Alexandre Almeida receberam votos no município de Timon.