Deputado Antonio Pereira comemora expansão da UFMA de Imperatriz

Da Assecom/Gab. do dep. Antonio Pereira
02/03/2012 12h12

Deputado Antonio Pereira comemora expansão da UFMA de Imperatriz

O deputado Antonio Pereira (DEM) comemorou, nesta sexta-feira (2), na Assembleia Legislativa, o sucesso da decisão do Ministério da Educação (MEC) que, por meio da Secretaria de Educação Superior, expandiu o campus avançado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na cidade de Imperatriz, o principal polo sócio-econômico e cultural da Região Tocantina.

O Campus da UFMA de Imperatriz tem 20 laboratórios, 15 salas de aula, seis cursos, e oferece cerca de 1.000 vagas. O lançamento da pedra fundamental da obra foi feito em 2008, pelo ex-presidente Lula da Silva (PT), e pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad. O valor da obra, que está pronta, foi de R$ 8,1 milhões.

No momento, a UFMA de Imperatriz oferece os cursos de graduação em ciências contábeis, comunicação social (habilitação jornalismo), direito, enfermagem, engenharia de alimentos e pedagogia. Cada curso tem 80 vagas. “Estamos aguardando o Ministério da Educação (MEC) liberar o curso de Medicina da UFMA para Imperatriz”, disse Antonio Pereira.

Por meio do Núcleo de Educação à distância (Nead), a UFMA oferece, ainda, para estudantes de Imperatriz, Porto Franco, Carolina, Codó e Santa Inês, cursos de Formação para Mediadores de Leitura, Educação em Direitos Humanos, Educação para a Diversidade, Educação Integral e Integrada, Educação do Campo A e B (especialização).

Também são disponibilizados pela Ufma os cursos à distância de Educação para Relações Étnico-Raciais, Produção de Material Didático para Diversidade; Educação para Jovens e Adultos, Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (especialização) e Educação em Direitos Humanos (especialização).

CURSO DE MEDICINA

O democrata informou que foi de sua autoria uma indicação aprovada pela Assembleia Legislativa, solicitando ao governo federal a construção do Campus da  UFMA na cidade de Imperatriz, um benefício cobrado pela população, para atender milhares de jovens de todos os municípios da  região Tocantina, parte do Pará e do Tocantins.

O parlamentar lembra que foi a Brasília e apresentou o pleito ao então ministro da Educação, Cristóvam Buarque, e aos deputados e senadores maranhenses. “Na ocasião, a então senadora Roseana Sarney apresentou o projeto de construção da Universidade Federal Vale do Tocantins (Univale), aprovado no Senado, com emenda do senador Edison Lobão.

Antonio afirma que também luta pela implantação do curso de medicina da UFMA em Imperatriz. Segundo ele, com o empenho da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do secretário de Saúde, Ricardo Murad, o governo federal já aprovou a residência médica no Hospital Materno Infantil, o embrião do curso de Medicina da Ufma de Imperatriz.

Os estudantes e funcionários estão reclamando da precariedade do trecho de estrada, de cerca de 5km de extensão, que dá acesso ao Campus da UFMA de Imperatriz. Antonio Pereira garante que já enviou ofício ao secretário de Infraestrutura, Max Barros, e ao prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), cobrando a solução do problema.