Carlos Alberto Milhomem destaca avanço no setor de saúde do Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
05/03/2012 17h51

Carlos Alberto Milhomem destaca avanço no setor de saúde do Maranhão
Foto original

 

O líder do Bloco Parlamentar Democrático (BPD) na Assembleia Legislativa, deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), disse, nesta segunda-feira (5), que protocolou requerimento pedindo que seja transcrito nos anais do Legislativo Estadual a informação que o Ministério da Saúde (MS) constatou, por meio do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), que o setor de saúde do Maranhão avançou mais que nos Estados do Rio de Janeiro e Piauí, e hoje é referência nacional.

 

Para Milhomem, é preciso é que se reconheça, de uma vez por todas, que o governo do Estado está atento e querendo resolver este problema de saúde no Maranhão, ou pelo menos minorar. O líder do BPD tem feito pronunciamentos na tribuna da Assembleia elogiando o desempenho do programa “Saúde é Vida”, criado pela governadora Roseana Sarney (PDDB), e executado pelo secretário Ricardo Murad.

 

AVALIAÇÃO

 

O IDSUS é uma ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Entre 2008 e 2010, o INDSUS avaliou os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando a infraestrutura de saúde (para atender as pessoas) e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

 

Em 2012, o IDSUS avaliará, com pontuação de 0 a 10, municípios, regiões, Estados e o país, com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados pela população.

 


Banner