Quilombolas da comunidade Penteado denunciam ameaças de desapropriação de terra

Assecom / Gab. dep. Bira do Pindaré
07/03/2012 09h46

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Bira do Pindaré (PT), recebeu em reunião, na manhã desta quarta-feira (7), quilombolas da comunidade Penteado, em Vargem Grande.

Os representantes da comunidade remanescente de quilombo Penteado reivindicam a posse da terra. Na área, de aproximadamente 1600 hectares, vivem mais 18 famílias há 50 anos. Os quilombolas aproveitaram a reunião para também denunciar as constantes ameaças psicológicas sofridas.

Os quilombolas ingressaram com uma ação no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em 2009, e disputam com outra comunidade a posse da terra. Para mediar a situação, Bira entrou em contato com a Defensoria Pública da União e com o Superintendente do Incra.

Durante a reunião, o deputado comprometeu-se ainda a encaminhar um documento oficial ao Incra, pedindo esclarecimentos sobre o processo de desapropriação da área.