Francisca Primo destaca posse de conselheiros de segurança alimentar

icone-whatsapp
Waldemar Têrr / Agência Assembleia
19/04/2012 12h43

Francisca Primo destaca posse de conselheiros de segurança alimentar
Foto original

 

Na sessão desta quinta-feira (19), a deputada Francisca Primo (PT), presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, destacou a posse, no Palácio do Planalto, em Brasília, dos conselheiros de segurança alimentar, na terça-feira (17), com a presença da presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer, e da ministra de Desenvolvimento Social, Miriam Belchior. A solenidade também contou com a participação de Francisca Primo.

 

A deputada disse que o ato foi importante para a construção da segurança alimentar e nutricional no país e contou que a presidente Dilma disse que espera a colaboração desse conselho ao governo, para o aprimoramento das políticas do setor, e o apoio dos conselheiros para o desenvolvimento da política de combate à miséria extrema.

 

“Dilma chamou a atenção para a preocupação do último resultado do Ministério da Saúde, que nos traz dados alarmantes: 49% da população está acima do peso e 15% da população brasileira já está obesa. Usando também a tribuna, lá na posse, a presidente do Conselho Nacional, Maria Emília Lisboa, manifestou a sua preocupação quanto à desnutrição das comunidades indígenas no Brasil. E o resultado mais recente vem diagnosticando o caso da doença beribéri entre os índios, em razão da falta da vitamina B1 no organismo; e a situação das comunidades quilombolas também é outra preocupação da nova presidente do Consea”, relatou a deputada.

 

Francisca Primo informou que, após a posse, os conselheiros reuniram-se com a bancada maranhense e com a secretária nacional de Segurança Alimentar, Maya Takagi, reunião que contou também com a participação dos conselheiros nacionais representantes do Maranhão e do secretário de Estado e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Maranhão.

 

“Dentro da pauta, solicitei que nesta Casa possamos trazer os municípios para que o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social de Combate à Fome) venha a orientar os nossos gestores a acessarem os editais e incluirem as nossas famílias carentes no programa do SAM. Debatemos ainda a importância do PAA (Programa de Aquisição de Alimento), que hoje tem um novo formato, a partir da Lei 12.512, que traz melhorias e envolve mais municípios”, assegurou.

 

A deputada disse que colocou a Frente à disposição do ministério e que espera contar com o apoio da Casa. “Nós nos comprometemos a fazer um diagnóstico dos 15 municípios que receberam a cozinha comunitária no Estado do Maranhão e somente a de São José de Ribamar está funcionando. Nós vamos fazer o diagnóstico com ministério e convocar esses municípios para que sejam reabertas essas cozinhas”, explicou.

 


Banner