Juiz da Vara da Mulher recebe medalha de honra ''Manoel Bequimão''

Assecom / Eliziane Gama
19/04/2012 13h58

Juiz da Vara da Mulher recebe medalha de honra

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a "Medalha de Honra ao Mérito Manoel Bequimão” ao Juiz Nelson de Moraes Rego, da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís, durante Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira (19). A entrega da comenda atendeu a uma solicitação da deputada Eliziane Gama (PPS), que destacou que o juiz teve reconhecimento nacional e internacional pelo trabalho de ressocialização do homem infrator, com o objetivo de evitar que ele volte a agredir outras mulheres.

“É uma honra conceder esta medalha a um homem que tem dedicado sua vida ao Estado do Maranhão. Esta homenagem é um reconhecimento ao trabalho de homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. O Dr. Nelson Rego é uma destas pessoas! Um dos critérios para entregarmos esta medalha é este trabalho pioneiro de ressocialização que ele desenvolve”, enfatizou a deputada.

Pastor Auxiliar da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Luís, o Juiz Nelson Rego tem trajetória de vida dedicada à contribuição com Estado do Maranhão exercendo o papel de magistrado, professor universitário e ministro do evangelho.

A Sessão Solene contou com a presença de várias personalidades públicas e membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Durante o evento, houve apresentação de canções evangélicas e de vocal de jovens da Igreja Assembleia de Deus.

Emocionado, o homenageado agradeceu a Deus, a família e aos amigos pelo recebimento da Medalha Manoel Bequimão.  “Agradeço a Deus, porque toda boa dádiva vem Dele. Agradeço ao meu pai, exemplo de moral para minha vida. Agradeço a minha esposa e filhos. Agradeço a equipe tão boa que proporciona o desenvolvimento na Vara da Família e compartilho com eles esta homenagem”, ressaltou o juiz.

O juiz também falou do combate à violência contra a mulher e apresentou informações sobre casos de violência no país. Ele destacou o histórico de avanços femininos no Brasil e no Mundo. “Aprendi que a igualdade de gênero está sendo construída no país”, disse.

BIOGRAFIA

Nelson de Moraes Rego é atualmente juiz titular da Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís. É pós-graduado em Direito do Consumo e mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; doutorando em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atua como professor universitário e é membro do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual) e do IMB. Ao longo de sua carreira profissional, quer como magistrado ou  professor universitário, sempre procurou pautar-se por princípios éticos e de eficiência.

Casado com a sra. Rosinete Cruz de Moraes Rêgo e pai de três filhos, ele nasceu em 20 de junho de 1962 na cidade de São Luís-MA, filho de família tradicional no Maranhão, cujo avô, Genésio Rêgo (*09.01.1886 e + 08.12.1973) foi senador, governador (interino, em 1928) e um dos primeiros médicos atuantes no Estado; seu pai, o médico sanitarista Cláudio Lisboa de M. Rêgo, é referência entre os homens de conduta ilibada na região.

Pelo lado materno, é neto de Nelson Honório de Araujo Melo, senhor de engenho no Estado de Pernambuco. Sua mãe, Maria José Melo de M. Rêgo era prima do ex-governador de Pernambuco, Paulo Pessoa Guerra (1966 a 1970). Possui quatro irmãos: Maria Helena, Vera Lúcia, Euvaldo e Dirsa Maria.

Em 23 de fevereiro de 1988, teve uma experiência sobrenatural que o levou a um novo nível de fé cristã, abraçando a vertente evangélica do cristianismo, tornando-se membro da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, e é atualmente Ministro do Evangelho, na função de Pastor Auxiliar da IADESL.