Vianey propõe Dia Estadual do Profissional Socorrista e Emergencista

Waldemar Têrr / Agência Assembleia
20/04/2012 11h31

Encontra-se à espera de recebimento de emendas, para que seja votado em plenário, o projeto de lei da deputada Vianey Bringel (PMDB) que cria o Dia Estadual do Profissional Socorrista e Emergencista, a ser comemorado anualmente no dia 9 de outubro.

O projeto define quem é socorrista (profissional habilitado para atendimento no suporte básico de vida na urgência com atuação na emergência clínica; emergencista (profissional graduado dedicado ao suporte intermediário em emergência clínica); e médico emergencista (profissional graduado dedicado a emergência médica em suporte avançado).

Na justificativa que apresentou, a deputada diz que o atendimento pré-hospitalar tem como finalidade prestar os primeiros cuidados com o acidentado feito por profissionais ou leigos, fora do ambiente hospitalar; e que a nobre missão de salvar requer conhecimentos técnicos específicos de primeiros socorros fora do hospital, diminuindo as complicações que poderiam prolongar a recuperação ou resultar na incapacidade definitiva do paciente.

Diz também que emergencista é a pessoa tecnicamente capacitada para, com segurança, avaliar e identificar problemas que comprometam a vida. “Cabe ao emergencista prestar o adequado socorro pré-hospitalar. Na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais”, explica a parlamentar.

Já o médico emergencista, de acordo com a justificativa, “é aquele que pratica a Medicina de Emergência; e que com o aprendizado, o treino, a experiência e o comprometimento ético são necessários para praticar a Medicina de Emergência de forma eficiente, fazendo desse modo a diferença entre a vida e a morte”.

O projeto faz uma longa explanação sobre as competências e importâncias de todos profissionais homenageados.