Presidente Arnaldo Melo manifesta apoio ao programa "Cidades Sustentáveis"

Gláucio Ericeira / Agência Assembleia
25/04/2012 19h05

Presidente Arnaldo Melo manifesta apoio ao programa "Cidades Sustentáveis"

O presidente Arnaldo Melo (PMDB) garantiu o apoio da Assembleia Legislativa ao programa Cidades Sustentáveis, de iniciativa do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) – instituição sem fins lucrativos que reúne 79 empresas maranhenses – e que tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que os municípios maranhenses se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

“Além do suporte para ações de divulgação do programa, através da TV, Agência e Rádio Assembleia, iremos propor a inserção do Cidades Sustentáveis na rede do Interlegis, programa que leva aos municípios maranhenses informações importantes por meio da Internet. Apoiamos o programa Cidades Sustentáveis por entender que o mesmo não tem coloração partidária e visa, exclusivamente, melhorar a qualidade de vida do povo do Maranhão”, avaliou Arnaldo Melo que, nesta quarta-feira (25), esteve reunido com os empresários Darci Fontes (FonMart), Ted Lago (Vila de Sintra), Gustavo Almeida (Safemed) e Marcelo Lamar (Kamaha Engenharia), todos conselheiros do ICE-MA.

O  PROGRAMA

O Cidades Sustentáveis é um programa desenvolvido em vários Estados brasileiros e tem como base uma plataforma contendo 12 itens (Governança; Bens Naturais Comuns; Equidade, Justiça Social e Sustentabilidade; Planejamento e Desenho Urbano; Cultura para a Sustentabilidade; Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Ação Local para Saúde; do Local para o Global), além de 300 indicadores sociais, como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública, elaborados por profissionais especializados.

A plataforma de trabalho do programa contribui com os gestores públicos no sentido de elaborar políticas públicas direcionadas para a sustentabilidade; promover processos locais e regionais participativos, no sentido de identificar metas específicas e horizontes temporais para monitorar resultados alcançados; selecionar prioridades apropriadas às realidades e necessidades locais e regionais; dentre outras.

LANÇAMENTO

Durante a reunião, da qual também participou o deputado Jota Pinto (PR), ficou acertado que o lançamento do Cidades Sustentáveis ocorrerá no dia 05 de junho (terça-feira) nas dependências da AL.

A meta, após o lançamento, é levar o programa para o maior número possível de municípios maranhenses. “Vislumbrando este objetivo [implantar a iniciativa em outras cidades] iremos solicitar o apoio da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão”, disse Melo.

Os conselheiros do ICE-MA agradeceram o apoio do presidente Arnaldo Melo. “O programa, assim como o Movimento Nossa São Luís, iniciativa também desenvolvida pelo Instituto, visa, tão somente, contribuir com os gestores no sentido de implantar políticas públicas eficientes e que contribuam com a melhora da qualidade de vida do povo. O deputado Arnaldo, mais uma vez, mostrou total compromisso com o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou Ted Lago.