Othelino Neto critica o texto do novo Código Florestal aprovado na Câmara

Agência Assembleia
26/04/2012 12h29

Othelino Neto critica o texto do novo Código Florestal aprovado na Câmara

O deputado Othelino Neto (PPS) criticou, na manhã desta quarta-feira (25), o texto do novo Código Florestal (PL 1876/99), aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (25).

“A Câmara dos Deputados”, declarou Othelino, “ infelizmente deu às costas para a sociedade e aprovou um projeto de lei que altera o Código Florestal, promovendo um grave retrocesso com sérios prejuízos imediatos e futuros, ao meio ambiente e aos recursos naturais”.

Para Othelino, a grande desvantagem do texto aprovado na quarta-feira foi a que flexibiliza a utilização e passa a permitir a utilização das áreas de mangue, que são áreas ecologicamente muito importantes para o equilíbrio do planeta e diminui a proteção às matas ciliares, que são as margens dos rios.

Na avaliação de Othelino Neto, no aspecto político, a aprovação do novo Código Florestal foi uma derrota do governo Dilma, que se mostrou nessa votação, incapaz de organizar a sua bancada para proteger a causa ambiental.

Fazendo a ressalva de que o Partido Verde e o PSOL foram os únicos partidos que votaram integralmente contra o projeto, Othelino disse que se precisa fazer justiça aos cincos deputados federais maranhenses que votaram contra este projeto de lei.

“Faço aqui a ressalva e o reconhecimento aos deputados federais Waldir Maranhão, Cleber Verde, Domingos Dutra, Sarney Filho e Edivaldo Holanda Júnior, que foram os cinco deputados que votaram contra o projeto”, ressaltou Othelino Neto.