Eliziane Gama destaca realização da Semana Nacional de Educação

Assecom / Eliziane Gama
26/04/2012 12h44

A deputada Eliziane Gama (PPS) destacou na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (26), a realização da Semana Nacional de Educação e pediu providências para os problemas nas escolas públicas do Maranhão.

Na tribuna, fez referência à reunião entre ela e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de São Luis, sobre a programação da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção de Educação Pública, realizada no período de 21 a 27 de abril.

“Temos uma serie de ações que fazem parte dessa pauta. Dentre elas, a panfletagem em ruas e praças do Estado e de todo o país e também audiências públicas, encontros, manifestações e movimentos, na tentativa de fazer valer lutas históricas e aprovações de projetos, estatutos e de planos em todo o país”, declarou.

Segundo a deputada, há muitos prédios alugados em que funcionam escolas sem estrutura para este funcionamento. Ela relatou sua preocupação com o problema.

“Quero destacar a preocupação que temos no que se refere à educação na cidade de São Luis, uma cidade com mais de 6.300 professores. Hoje, na rede municipal, temos 112 mil alunos — crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano. Nessa perspectiva, são aproximadamente 260 prédios (onde funcionam escolas e anexos) alugados pelo governo municipal”, comentou.

Eliziane também falou sobre a luta histórica dos sindicatos e movimentos ligados à educação. “Tivemos paralisações no inicio deste ano e atrasos no calendário. Algumas escolas que deveriam ser reformadas para o seu pleno funcionamento, não foram”, denunciou.

Ela também falou os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) de aproximadamente R$ 10 milhões, que é o investimento anual previsto para ser feito, não foi feito nos últimos três anos.

“O recurso deste ano é de R$ 9 milhões. Até o presente momento não foi apresentado nenhum resultado prático e plausível para a cidade, pois temos centenas de crianças fora de sala de aula”, disse.