Bira do Pindaré propõe instalação do Veículo Leve sobre Trilhos em São Luís

Assecom / Bira do Pindaré
26/04/2012 16h16

Bira do Pindaré propõe instalação do Veículo Leve sobre Trilhos em São Luís

A discussão sobre a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Luís foi levada à tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta quinta-feira (26), durante pronunciamento do deputado Bira do Pindaré (PT).

O Governo Federal anunciou o investimento de mais de R$ 800 milhões para a mobilidade urbana na capital maranhense. O dinheiro vem do PAC mobilidade urbana para a prefeitura da cidade e para o governo do Estado.

Pensando na problemática da mobilidade urbana e no alto investimento do Governo Federal, o deputado Bira do Pindaré (PT) sugeriu a implantação do primeiro VLT de São Luís.

O petista lembrou que cidades vizinhas - como Teresina, já possui esse sistema, e Fortaleza (que está em fase final de implantação) - estão à frente da capital maranhense. Ele anunciou que apresentará duas indicações, uma ao governo do Estado e outra à Prefeitura de São Luís para que façam estudos de viabilidade para a implantação do VLT.

“Vai chegar o momento que ninguém mais vai conseguir se mover nesta cidade, tamanha a quantidade de veículos, tamanha a quantidade de transportes, mas que, enfim, não se consegue nem se mover na cidade por dificuldade das próprias vias, das próprias avenidas, da falta de alternativas de circulação para os veículos”, considerou.

Fazendo um paralelo com os custos da chamada “Via Expressa”, que custará aos cofres públicos mais de R$ 100 milhões, de acordo com revistas especializadas, o VLT – São Luís custaria algo na ordem de R$ 180 milhões.

"Nós poderemos ter uma medida que vai melhorar muito a mobilidade urbana, porque é a solução tecnológica mais moderna e adequada para transporte coletivo de massa”, defendeu Bira.