Fernando Fialho anuncia investimento de R$ 500 mi para o combate à pobreza

Ribamar Santana / Agência Assembleia
26/04/2012 18h29

Fernando Fialho anuncia investimento de R$ 500 mi para o combate à pobreza

“A governadora Roseana Sarney decidiu investir R$ 500 milhões no programa de combate à pobreza extrema do Maranhão”. O anúncio foi feito na sessão da Assembleia, desta quinta-feira (26), em palestra do secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, atendendo a convite do presidente Arnaldo Melo (PMDB). O encontro do secretário com os deputados teve duração de aproximadamente duas horas.

Segundo Fernando Fialho, apesar de o Maranhão ter reduzido a pobreza em 12%, nos últimos dez anos, índice superior aos 10% atingidos pela região Nordeste, que diminuiu de 28,7% para 18,1 % o índice de pobreza, no mesmo período, o Estado ainda conta com 1,6 milhões de maranhenses vivendo nessa situação, distribuídos pelas zonas rural e urbana. “Essa é uma situação ainda desconfortante pra todos e está a nos desafiar. É uma tarefa de todos nós acelerarmos o processo de redução de nossa pobreza extrema”, observou.

Fernando Fialho afirmou que a criação da nova secretaria de governo, a qual ele está à frente, é uma estratégia de “alinhamento” do governo do Estado às ações que vêm sendo desenvolvidas pelo governo federal por meio do programa Brasil sem Miséria, lançado recentemente pela presidente Dilma, que tem como foco o combate à pobreza.

“Hoje, no Brasil, por determinação da presidente Dilma, o conjunto de políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal converge para o combate à pobreza. Trata-se de uma prioridade de governo que, no Maranhão, por decisão da governadora Roseana também passa a ser”, revelou o secretário.

META

De acordo com Fernando Fialho, a meta estabelecida pelo programa é, até 2015, o Maranhão atingir indicadores de pobreza abaixo de dois dígitos, inferior ao índice de 20% que apresenta hoje. “Por concentrar o índice maior de pobreza, vamos concentrar maiores esforços no campo, mas a zona urbana das cidades também contará com nossa atuação, principalmente São Luís que, atualmente, não produz 10% da demanda de produtos hortifrutigranjeiros”, explicou.

“Sei que isto é possível porque já temos vários exemplos aqui no nosso estado, como é o caso dos polos agrícolas de São José de Ribamar, onde esta transformação está acontecendo. Pra isto acontecer, temos que reformular o nosso sistema de Assistência Técnica”, afirmou.

DEBATE

Os deputados Hélio Soares (PP), Francisca Primo (PT), Jota Pinto (PR), Zé Carlos (PT), Bira do Pindaré (PT), Dr. Pádua (PP), Neto Evangelista (PSDB), Hemetério Weba (PV), Roberto Costa (PMDB), Manoel Ribeiro (PTB) e Valéria Macedo (PDT) fizeram intervenções pedindo esclarecimentos e apresentando sugestões ao secretário Fernando Fialho.

Dentre as sugestões apresentadas pelos deputados, estavam itens relativos à questão da assistência técnica, reforma agrária, qualificação da mão de obra jovem rural e urbana, segurança alimentar, combate ao analfabetismo, criação de um fundo da agricultura familiar, a pedagogia da alternância e o programa de georeferenciamento de propriedades.

O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, fez as considerações finais, agradecendo a presença do secretário, parabenizando a governadora pela decisão tomada de priorizar o combate à pobreza, e conclamando todos os deputados a se integrarem nessa cruzada de combate à pobreza extrema do Maranhão.

“A Assembleia Legislativa vai contribuir com essa luta saindo da capital e indo para o interior. Temos que dar uma resposta urgente a esse problema. O Maranhão não aceita mais essa situação de ver 1,5 milhões de maranhenses vivendo abaixo da linha de pobreza. É preciso agirmos unidos – governo federal, governo estadual e sociedade. É hora do Maranhão fazer uma ‘cruzada’ contra o Estado que vive na pobreza extrema”, afirmou Arnaldo Melo.